Livro: Auto do Busão do Inferno - RESUMO POR CAPÍTULOS

PARTE I

Capítulo 1: Começa com uma discussão entre os professores da escola São Gonçalo sobre o 1º A. A professora de biologia e o física eram os que sempre estavam bravos com essa turma. Os outros professores sempre levavam as suas brincadeiras numa boa. Fala também que os alunos do 1º A sempre davam apelidos uns aos outros e aos professores, mas tinha sempre gente que não gostava dos apelidos.

No final do capítulo mostra uma conversa entre Lola (a nova professora de português) e Seu Armando (Inspetor);

Capítulo 2: Relata uma as primeiras experiências de Lola como professora, que ocorreu na escola Ensinar Aprendendo. Lola que não era muito experiente acabou sendo selecionada para professora dentre 8 candidatos; chegando na escola, a Diretora, dona Matilde, não gostou muito de Lola.

Lola teve algumas decepções que foram:

• Não seria paga como os outros professores mais experientes;

• O material didático era obrigado a passar com antecedência na diretoria para a aprovação;

• Foi chamada atenção por ter usado material didático fora do que era permitido;

• Foi demitida pela falta de experiência;

Capítulo 3: Começa narrando Lola indo para a classe do 1º A. Antes de chegar na sala, ela já ouvia a bagunça. Quando entrou na sala, ninguém deu atenção por ela ser muito jovem de aparência, e foi confundida por uma aluna nova. Ela passa a querer conhecer seus alunos. Mostra a descrição de cada aluno.

Lola percebe que aquela sala tem um ‘líder’, que era Luís Alberto, Tato. Lola estava disposta a conquistá-lo para conquistar a turma.

Capítulo 4: Fala sobre o ex-namorado de Lola, Arthur. Se conheceram na faculdade. Ela fazia letras e ele Economia. Eram totalmente opostos e já depois do 1º encontro, começaram a namorar.

Passado uns tempos, eles resolveram dar um tempo, pois tinham muitas brigas, dentre elas:

• Arthur que queria se casar com Lola, disse que quando casados ela teria de diminuir a carga horária, até porque salário de professor é uma droga!

• Arthur queria sempre fazer planos com ela, mas ela nunca estava disponível.

• Arthur tinha ciúmes de Lola, pois ela dava mais atenção ao trabalho do que a ele.

PARTE II

Capítulo 1: Fala sobre Luís Alberto, Tato. Foi transferido de outra escola por matar aulas, chegar atrasado e, sobretudo por sua rebeldia. Tudo isso é conseqüência da separação de seus pais há uns 2 anos. Como Tato é filho único, sentiu o golpe. Seu pai, Jaime, era viciado no trabalho e não dava atenção a Tato, só mandava presente e pensão.

Fala também sobre um passeio deles em um sábado (página 43 até 46)

Capítulo 2: Fala sobre os sentimentos que Tato sentia em relação a separação dos seus pais. Ele amava seu pai, mas seu pai era sempre ausente, não se orgulhava de Tato, estava sempre viajando a trabalho. Sua mãe, Débora, era muito insegura, e por isso não ficava muito com o filho por estar sempre implicando com ele.

Nessa época da separação, Tato começou a gostar de ler, e achou umas poesias de Fernando Pessoa, que ele se reconhecia. (página 49 mostra um dos poemas).

Capítulo 3: Como Tato se sentia abandonado, sozinho, sempre reagia com as pessoas com a rebeldia, imaginação solta e descontrolada. Achava que estudar era um martírio, por isso não estudava. Como lia todas as noites, começou a chegar atrasado nas aulas. Fala sobre uma redação que fez (páginas 52 e 53). E aqui nesse capítulo fala sobre a tão famosa expulsão de Tato, e como ela foi (página 53 e 54).

PARTE III

Capítulo 1: Lola chega no 1º A e passa uma lista de livros que ela gostaria que eles lessem. Ela começa a explicar suas importâncias e diz que terão de se separarem em grupos e cada grupo fará uma apresentação diferente mas com criatividade das suas obras. O 1º grupo foi o do Tato, pegaram Auto da Barca do Inferno e como era um ato, eles representariam através de um teatro.

Capítulo 2: Começa narrando o final da aula de Lola. Ela resolveu que eles teriam que fazer suas biografias, uma vez que Lola não os conhecia muito bem. Lola com curiosidade lê a biografia de Tato, se espanta e se encanta (página 65). Lola então vai tentar conquistar Tato pelos poemas.

Capitulo 3: Narra o primeiro contato entre Lola e Tato. Lola fala que gostou muito da poesia de Tato e que ele leva jeito; elogiou bastante o menino, que ficou sem jeito, com vergonha. Ele falou quais tipos de livros gosta de ler e por que. Depois eles se despediram e cada um foi para seu lado. (página 67 até 69).

Capítulo 4: Lola chega na sala de aula com a intenção de falar sobre o autor e época de cada obra que ela tinha colocado na lista. Começou então por Gil Vicente (página 71 – final até 72). Começa a explicar sobre o Auto da Barca do Inferno (página 73) e continua falando de Gil Vicente (página 74). Lola explicou o ‘ato’ (página 75). Começaram a ler partes do Auto da Barca do Inferno (página 76 e 77). Lola fala sobre as ‘redondilhas maiores’ (página 78). Leram outro fragmento do ‘ato’ (página 79 – final até 81).

Capítulo 5: Começa narrando Lola que chega em sua casa, toma banho e sente falta da ligações de Tuco, Arthur. Narra a conversa dos professores lá na sala dos professores sobre como Lola está conseguindo dar aulas no 1º A. Começaram a ler mais fragmentos do ‘ato’ (página 86 até 90).

Capítulo 6: Lola chama atenção dos alunos sobre os objetos que cada personagem do ‘ato’ carregava quando entrava (página 91 até 92). Lola fala também sobre os 4 cavaleiros (página 93).

Capítulo 7: Tato é pego fumando maconha no banheiro e ele seria expulso ou iria para a cadeia, mas Lola se comprometeu de conversar e ajudar Tato; a diretora concordou então se ela conseguisse fazer com que Tato assinasse uma advertência.

Capítulo 8: Lola então liga para a casa de Tato, mas ele ali não está. A mãe de Lola pergunta pra ela o por que dela estar daquele jeito; Lola resume todo o problema e sua mãe diz que seu dever é trazer de volta Tato. Lola resolve ligar de novo para lá, na terceira vez que ela liga ela conversa com Tato (página 102 até 104).

Capítulo 9: Tato foi então até a casa de Lola para continuar a conversa (página 106 até 110). Eles conversaram sobre pessoas egoístas no mundo. Tato concordou em assinar a advertência e eles devoraram um pote de sorvete.

Capítulo 10: Tato só assinaria a advertência se Lola estivesse presente e se ninguém não falasse nenhum sermão para ele. Tudo foi combinado e Tato assinou. Na sala dos professores todos ficaram contentes por Lola ter conseguido com que Tato recebesse uma segunda chance, mas Neide ficou totalmente contra.

PARTE IV

Capítulo 1: Lola e o resto dos alunos estavam todos ansiosos e curiosos para verem o trabalho do grupo de Tato, mal esperavam para que sexta feira a noite (dia combinado do trabalho) chegasse. Lola teve uma ideia de fazer Jaime assistir o trabalho do filho, e lá foi ela ter um reunião com ele (página 118 até 122).

Em uma quinta feira, Lola recebe uma ligação de Arthur (página 122 – final até 125). Arthur e Lola combinam de irem juntos para a apresentação do trabalho dos alunos de Lola, já que ele estava em Recife e voltaria só sexta.

Capítulo 2: Lola entrou com Arthur e todos os alunos gostaram de ver esse casal. As luzes se apagaram e entrou Tato com uma roupa engraçada: uma capa negra e uma boina enfeitada com uma pena. Levava em suas mãos um pergaminho que dentro tinha uma poesia que ele mesmo criou fingindo ser Gil Vicente. Tato quando terminou de recitar a poesia ficou todo embaraçado pois vira seu pai nas ultimas fileiras do auditório.

Capítulo 3: O trabalho de Tato e de seus colegas é apresentado. A platéia ria com muita intensidade. Os personagens eram o Diabim, Capetão, Professor Igue Norante, Doutor Epaminondas, Socialite, Zé Mané, Motoqueiro e o Anjo (página 129 até 148).

Capítulo 4: Todos aplaudiram de pé. Havia muitas palmas. Os alunos fizeram uma reverencia dando as mãos e depois pediram silencio. Tato chamou a professora Lola e disse que sem ela o trabalho não teria saído. Tato pediu silencio novamente e fez outra homenagem, dessa vez pessoal: quis homenagear seus pais que vieram vê-lo.

O livro acaba com a seguinte frase: E, com isso, caros leitores e caras leitoras, deixo também cair o pano desta história que vim contando ate aqui. O que irá acontecer com nossos heróis? Bem, eu pediria que cada um de vocês pusesse a imaginação a trabalhar, pensando no melhor futuro para nossas personagens.

MichaelaHelena
Enviado por MichaelaHelena em 13/06/2012
Código do texto: T3722842
Classificação de conteúdo: seguro