As Regras Do Método Sociológico, de Émile Durkheim
Dissociar a Sociologia da Filosofia ou de alguma corrente de socialismo, despindo-a de todo o seu caráter ideológico, este é o grande propósito de Émile Durkheim, ao elaborar "As Regras do Método Sociológico". Influenciado pelo pensamento comum de sua época, esforçou-se ao máximo em levar a Sociologia para o campo objetivo. A sua intenção era aproximar a Sociologia das Ciências Físico-Químicas e Biológicas, extirpando dela tudo que havia de filosófico ou metafísico.
A primeira preocupação de Durkheim é definir os fatos sociais, campo de ação da Sociologia. Segundo ele os fatos sociais surgem num determinado tempo e passa a determinar o comportamento do Homem em sociedade. Esses fatos se cristalizam na forma de instituições que ele define como sendo "todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade".
Quanto a observação dos fatos sociais, Durkheim afirma que como primeira regra , devemos considera-los como "coisas" vendo-os "sob um ângulo em que eles se apresentem isolados das suas manifestações individuais".
Já com relação a explicação dos fatos sociais, uma das primeiras regras da sociologia Durkheimiana estipula que "a causa determinante de um fato social deve ser procurada nos fatos sociais antecedentes e não nos estados da consciência individual".
Durkheim também estava convencido que a Sociologia, assim como as Ciências Naturais, podia elaborar leis, desde que seja usado o único método que lhe é apropriado, o método comparativo ou experimental indireto.
Ao analisar as instituições em seu sentido geral, ao comparar os vários aspectos sociais de povos que estão num mesmo estágio de desenvolvimento, a Sociologia pode extrair as leis que regem os homens em sociedade.
 
Durkheim, Émile: As Regras do Método Sociológico, coleção
Os Pensadores, 1978, Abril Cultural.