Comentário Literário de "Fragmentos"

Livro: Fragmentos

Autora: Terezinha Pasqualotto - Jornalista e professora de filosofia.

Livro de crônicas, escrito por uma mulher atenta ao mundo que a cerca. Utilizando uma linguagem simples, mas bem alicerçada num saber filosófico e sociológico, apresenta-nos um parecer curioso e apaixonado de alguém que .adora viver e pensar sobre as coisas da vida.

Ela faz um jornalismo humanista, que ao mesmo tempo emociona e nos alerta para temas da atualidade. Ela fala sobre a família, sobre o que vê no cotidiano, sobre como esse cotidiano mexe com ela. É como se o eu se fundisse com o ambiente que ela descreve.

Sua crônica “Jeito de ser” mostra-nos um ser humano que não apenas passa por esta existência, mas está envolvida até as entranhas com o que a rodeia. Não tem temor de confessar suas fraquezas, mesmo quando seu pensamento não coincide com o senso comum., como no desabafo de “Medo do inferno’.

Terezinha traz-nos lições de bem viver, enquanto nos transporta para o cenário mágico de suas lembranças de infância, revividas com simplicidade em “ A cidade do interior no coração”. Ao mesmo tempo nos apresenta seu pensar filosófico, fundamentado em seus estudos de grandes autores, como em “Cafezinho com Kant”.

Ao terminar a leitura de “Fragmentos”, temos a impressão que conhecemos Terezinha desde há muito tempo, quando era uma menina idealista e brincava nas ruas de Soledade.

Bel Plá.

Bel Plá
Enviado por Bel Plá em 10/12/2013
Código do texto: T4606969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.