FRAGMENTOS DO TEMPO - LUDOVIKO IV

Ludoviko costuma ser uma pessoa muito agradável e bonachão, amante dos livros, de uma boa piada, um bom trago, e da musica brega, como todo bom dançarino, onde chega, sozinho faz a festa, divertindo-se bastante e alegrando o ambiente com o seu modo de ser e de agir.

Até parece que para ele o tempo não passou, continua sempre dinâmico e disposto a uma aventura, e quando atravessa por algum problema, costuma dizer que pode até morrer, mas morre de pé, pois não se entrega, e assim vai levando a vida descontraidamente.

Sabe-se que muito aprontou em sua infância, na adolescência, continuando arteiro até os dias atuais. Apesar de ser muito reservado no tocante a sua vida particular, chegou a confessar-me que quando criança tinha muito medo de almas do outro mundo, e que por isso, sempre que precisava se aventurar de estrada afora, nos sertões do Maranhão, arrastava consigo seu irmão mais moço, que inocentemente aceitava passivo os seus caprichos, em troca de alguma iguaria.

Quando o assunto é seu irmão, ele abre um largo sorriso, ao lembrar suas peraltices, conta que certa vez, ao ver o cabelo do mesmo um pouco crescido, resolveu cortá-lo, e de posse de uma tesoura, iniciou a façanha. Imaginem o resultado! Contudo a pobre criança toda satisfeita saiu a desfilar com aquele corte de modelo indefinido, pois só ficara uma pequena porção de cabelo no alto da cabeça, o mais tinha sido desbastado irregularmente.

Ludoviko costuma dizer que era pra ter sido um químico, e que com suas experiências já teria descoberto a cura para o câncer e demais enfermidades. Todavia não dá para acreditar nesta sua afirmativa pois na sua primeira experiência, mandou pelo ares uma panela de barro com feijão, após jogar um bala de revolver no fogareiro aceso.

Em relação aos seus dotes curandeirísticos, também há bastante controvérsias, pois suas porções, resultados de muitas misturas, sempre lhe fazem correr diversas vezes para o banheiro, até mesmo porque, segundo ele, se tomar uma porção grande o efeito é melhor, e assim, em um dia vai toda a gororoba de goela abaixo.

A título de ilustração aqui vai algumas receitas de sucos criados por ele em um momento de sede, ou medicinais, alterados por falta de matéria prima: Duas batatinhas liquidificadas e adoçadas com xarope para tosse; None batido no liquidificador juntamente com Whisky, em lugar de vinho, o que lhe valeu uma boa ressaca.

Quando necessita tomar remédio, o faz sem nenhuma precaução, imaginem que há tempos atrás passou por um problema inusitado, se queixando de gripe, à noite pegava da farmácia de sua residência uma drágea e a ingeria julgando ser uma GRIPAGIL, quando na verdade se tratava de um LACTOPURGA, indicado como laxante.

Consequentemente, após passar mais um noite visitando o banheiro amigo, pela manhã apelava para o IMOSEC, na tentativa de parar com o movimento indevido, e assim aconteceu até chegar ao último comprimido, ocasião em que descobriu o seu grande equívoco.

O mais interessante é ele dizer que eu o impedi de ser padre, pois de santo ele não tem nada. Imaginem que tipo de padre ele seria? Com certeza Deus em sua infinita misericórdia, há de me agradecer bastante por esta boa ação, reservando para mim um precioso galardão. Mira Maia 06/04/2014