Da Canga ao Cangaço: Dias de Serra e Sertão

Nesta obra Z.A. Feitosa se utiliza de personagens imaginários e exaltados nas paixões para contar o sucedido com Elvino, o filho mais velho de dona Amorina, que esteve a serviço do cangaço, no sertão nordestino, assim como a guerrear os constitucionalistas, em serras paulistas, no último conflito armado de grande proporção que ocorreu no Brasil.

Com relativo parcialismo filial, lança mão de alguns episódios da Revolução de 32 e do cangaceirismo para retratar de modo ficcional os dias de Elvino, a personagem apaixonante e mais expressiva dessa pequena saga, inspirada na trajetória de Etelvino A. Feitosa, denotando, mais uma vez, sua grande admiração pela gente simples e pelos lugares natais.

Lançado em outubro de 2012, “Da Canga ao Cangaço: dias de serra e sertão” é um livro que escritura Z.A. Feitosa, em caráter definitivo, entre os sequazes do regionalismo. Recriando de forma exemplar a atmosfera condizente com os percalços da vida de Elvino, o livro tem a sonoridade aguda e fanhosa da rabeca, um instrumento que se toca apoiando na altura do coração.

Trata-se, portanto, da breve crônica da vida de Elvino, um menino que veio ao mundo de gibão e cresceu a trancos de carabina. Viveu à custa do cangaço e lutou com todas as armas para sobreviver à crueldade da guerra, defendendo interesses que nunca foram os seus.