O míope é pai do morto?

A Luneta Mágica, de Joaquim Manuel de Macedo, publicada durante o Romantismo literário, traz-nos questionamentos: O miope é o pai do morto?Ela traduz uma ruptura com o Romantismo Literário e seria a precursora do Realismo?

Obra narrada em primeira pessoa, pelo personagem Simplício, segundo ele, sofre de miopia física e moral. Esse artifício favorece uma leitura que diz e contradiz-se, ou seja, quem vai acreditar em quem não enxerga um palmo diante do nariz? Outros personagens compõem este cenário bem humorado: mano Américo, tia Domingas e prima Anica. Mano Américo é responsável por gerir a herança do irmão, mas gasta-a sem o menor escrúpulo; tia Domingas cuida da casa e de Simplício, mas sempre dá um jeito de se beneficiar com os recursos do sobrinho, dizendo fazer caridade. Vive com um terço na mão. Prima Anica convive com o primo, seu objetivo maior é casar-se com ele.

Surge uma esperança: uma luneta mágica que dará a Simplício tanto a visão do mal quanto a do bem. Para evitar ver o mal, ele não poderá ver com sua luneta mais do que três minutos. No início, ele segue a instrução, mas depois passa a observar mais tempo e vê o mal. Começa a questionar, passa a ser tratado como louco, mas com esse processo vai mostrando, nos três minutos do bem, as relações hipócritas e interesseiras,mas com o tônus do bem, justifica todas. Nos minutos do mal, há um aprofundamento dessas relações, e o mal surge com força.

Esses momentos são retratados a partir de duas lunetas que se quebram, a última e terceira luneta é dada a Simplício, mas ele não poderá revelar o que vê. Ele a aponta para a Cidade do Rio de Janeiro, Capital do Império, e faz algumas insinuações acerca do que vê. Mas o leitor, talvez seja a terceira luneta, pois o personagem descortinou as relações assimétricas da sociedade brasileira, envolvendo família e igreja, temas caros ao Romantismo Literário. Algumas indagações essa obra nos leva a fazer: seria ela a mãe do morto de Memórias Póstumas de Brás Cubas? Ela traduz uma ruptura com o Romantismo Literário e seria a precursora do Realismo?

Valendo-nos da terceira luneta, aprofundamos esse estudo e concluímos que essas duas indagações podem ser respondidas como afirmativas. Esse estudo foi desenvolvido em monografia de especialização para UECE.

valene
Enviado por valene em 26/09/2014
Reeditado em 15/10/2016
Código do texto: T4976756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.