Resenha do livro O Lobo do Mar de Jack London

Desde sempre me interessei pela leitura de livros clássicos.

O Novo Testamento (também chamado de Bíblia Sagrada) conta a história de Jesus Cristo e dos seus apóstolos, e é considerada a maior peça de literatura já escrita. Foi o livro mais lido e vendido em todo o mundo. Mesmo não me considerando um cristão, eu o li. Porque não?

Mas não é deste livro que vim falar. Vim falar de O Lobo do Mar (Em inglês: The Sea Wolf) , um grande romance de Jack London, escrito e publicado pela primeira vez no ano de 1904 nos Estados Unidos. Ganhei-o de presente de aniversário neste ano. Este livro é uma das obras primas de Jack London, e um grande clássico da literatura mundial.

Pois bem, vamos à história: Este livro conta a história de um americano intelectual de 35 anos de idade chamado Humprey Van Weyden, que por motivo de naufrágio, acabou sendo salvo por um barco de caçadores de focas, cujo capitão é um homem nórdico cruel chamado de Lobo Larsen.

Lobo Larsen é irmão de Morte Larsen, outro capitão que também caça focas. Lobo e Morte Larsen se odeiam e quando se encontram sempre tentam se matar.

Mas, afora este drama entre irmãos entre Lobo e Morte Larsen, a história gira em torno de Van Weyden, que é forçado a trabalhar no barco, e assistir a todo tipo de brigas, crueldades e bebedeiras dos marujos e caçadores de focas que trabalham para Lobo Larsen.

Para Lobo Larsen, a vida humana não vale nada, e ele não se importa de espancar alguns marujos, ou espancar a tripulação inteira para impor a sua vontade dentro do navio. Alias, o navio é chamado de “Fantasma”.

Interessante é que o capitão também é de certa forma um leitor de livros, e por isso acaba se tornando amigo de Van Weyden, com quem tem discussões acaloradas sobre livros e sobre o valor da vida humana, sobre Deus, violência, filosofia, entre outros assuntos.

À medida que o tempo passa, o marujo Van Weyden começa a se acostumar com a violência e com a vida junto aos caçadores brutos e cruéis, que nunca conheceram o amor: eles apenas conheceram a vida de trabalho no mar, a vida de sofrimento, violência e de busca pelo dinheiro. Assim, o próprio Van Weyden começa se tornar um homem mais bruto, e passa a se acostumar com a violência no navio, embora ele nunca tenha compactuado com a ideia de que a violência é o melhor método para se resolver os problemas.

A história muda quando uma mulher e três marinheiros são encontrados em alto mar, também náufragados, e são levados a bordo do navio de Lobo Larsen. A mulher acaba gostando mais de Van Weyden do que do capitão, e este, para descontar a sua raiva, acaba jogando o nojento cozinheiro do barco ao mar, para obrigá-lo a se lavar e manter a cozinha mais limpa. Infelizmente aparece um tubarão, que arranca o pé do cozinheiro. Após presenciarem este ato de barbárie, Van Weyden e a mulher decidem bolar um plano e fugir em um bote.

A todas as pessoas que gostam de ler, recomendo a leitura deste livro e de outros livros de Jack London, como “Caninos Brancos” e ”Antes de Adão”.