Subtítulo: Perfil de João Ubaldo Ribeiro.
“João Ubaldo Ribeiro, Coleção Novas Seletas” (Editora Nova Fronteira, 2004, 183 páginas), coordenação de Laura Sandroni, traz, de forma selecionada e didática, o resumo da obra de João Ubaldo e tece comentários sobre o seu processo de criação e a vida de escritor.
O livro é organizado de forma setorizada, dividido em Crônica, Conto, Romance e Ensaio. Em cada um deles é feita uma introdução e há várias notas explicativas e glossário. Mostra ao leitor o quanto João Ubaldo era culto e, ao mesmo tempo, escrevia sobre o povo e para o povo. Usava com destreza a baianidade e a erudição, sem perder o tom da preocupação com os problemas do Brasil, uma das suas marcas. Nas últimas páginas, é sugerido um roteiro para ler os gêneros. A coordenadora Laura Sandroni organizou muitos projetos de leitura, portanto sabe como chegar ao pequeno e ao jovem leitor. Entre os seus livros publicados, cita-se “A criança e o livro - guia prático de estímulo à leitura”. A organização, apresentação e notas couberam a Domício Proença, professor, poeta, filólogo e Acadêmico que, entre outras obras, é autor de “Estilos de Época na Literatura” e a “Nova Ortografia da Língua Portuguesa”.
Havia uma lacuna no mercado literário sobre o conhecimento da obra de João Ubaldo de forma resumida e para os iniciantes. Portanto, o objetivo do livro foi alcançado. Entretanto, como Ubaldo é multifacetado, rico em palavras e em conhecimentos e como aplica de forma contundente a sua baianidade e extrema criatividade em suas obras, um livro é muito pouco para conhecer esse autor, porém é ideal para apresentar João Ubaldo e para incitar a vontade de ler ou de reler as suas obras.
                                                                       23/02/15, Licia CostaPinto
Licia CostaPinto
Enviado por Licia CostaPinto em 24/02/2015
Reeditado em 24/02/2015
Código do texto: T5148626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.