ANTES QUE SEJA TARDE(DÉCIMA TERCEIRA PARTE)
       Luciana queria saber a verdade sobre a origem de Luísa Carla. Dona Sueli colocou-a em seu lugar dizendo:
       _ Você não tem que se intrometer num assunto que não lhe diz respeito.
       _ Como titia? _ Insistiu ela negando-se ir embora apesar de receber boa sacudidela:_ A senhora a vida toda enganou um homem bom como meu tio. E a senhora ainda acha que tem o direito de me tratar assim quando eu podia tê-lo feito muito mais feliz que a senhora.
      _ Oras, cale-se sua! _ Ia esbofeteá-la quando Dr. Castilho a impediu dizendo:
      _ Se isso que está dizendo é verdade Luciana, você também não deve sair correndo e contar para seu tio o que escutou aqui.
      _ Mas, a Luísa Carla não é filha dele.
      _ Acontece que Dona Sueli tem que conversar com ele a sós.
      _ Para lubridiá-lo de novo. É isso o que ela irá fazer.
      Saiu correndo desnorteada. Dona Sueli caiu num pranto incomparável enquanto Dr. Castilho lhe trouxe um copo de água com açucar. Precisava ver a filha mas, também desejava ir ter com o Senhor Alencastro Guiimarães. Trazia em sua bolsa o exame do esposo de muitos anos qual constatava que ele era estéril. E ao chegar na mansão o surpreendeu nomesmo lugar que Maria Emília. Esta no entanto, tentava se aproximar do esposo de todas as formas e agora se lembrava da vez que chegaram muitos buquês de rosas pouco antes de morrer em sua casa tendo no jardim todas elas.
       Como um mau presságio no mesmo dia mais um de seus exames confirmava o que tinha apostando o fato de sua morte prematura, e nem em pensamento podia ir contra aquele casamento embora não fosse de sua vontade. Girou a daeira passando pela porta corrida que o direcionava até o jardim:
     _ Como teve coragem Alvaro?
     _ Do mesmo jeito que ela tentou me persuadir a acreditar que Marcos Luís estava falando comigo.
     Marcos Luís se aprocimou e tentou dizer que era verdade, que tocou nele quando Luísa Carla foi na sua casa:
     _ Eu não sabia o que minha filha tinha com essas visões até conhecer o Dr. Castilho e me garantir que ela é médium. Como você cheguei a pensar muitas vezes que era obra de bruxaria por ter ido procurar aquela mulher naquele casebre em Bagagem. _Soluçando aceitou o lenço que ele dera: _ Pensava que o problema era comigo no entanto, era meu marido o estéril.
     Mostrou a ele o exame que constava que Alberto Pinheiro de Castro não podia ter filhos. Teve um problema na próstata e operou ainda moço:
     Ficou sem ação diante de tal verdade:
     _ Como vê com os seus prórpios olhos, eu não mentia nem tentava lhe persuadir como você supôs.
    _Então, casamos dois irmãos! _ Trêmulo girou a cadeira inconsequentemente que se girava sozinha repetindo as mesmas palavras enquanto Maria Emília tentava falar para ele que Marcos Luís não era seu filho.
     _ Pare com isso Alvaro! Está me assustando.
     "Não sou seu filho!" Gritava Marcos Luís deseperado forçando a cadeira quando Ataliba chegou e conseguiu controlá-la:
     _ Ò Deus! O que foi isso?
     _ Vá se embora daqui!
     E saiu guiando a cadeira enquanto ela não deu a conversa por terminada e o seguiu não o encontrando na sala. Subiu os enormes degraus e correu o corredor ouvindo a  voz lhe sussurrando no ouvido" Não a leve na igreja"! Nunca a leve na igreja" E desesperada correu tanto que foi parar numa sala 
  qual não se tinha acesso porque sua porta de vidro fumê nunca se abria.
    Nesse mesmo instante, Eugênio acabava de chegar e Dona Sueli viu a porta se abrir diante de muitas armas. Eugênio que vinha atrás ficou imóvel.
Mazi
Enviado por Mazi em 23/04/2015
Reeditado em 24/04/2015
Código do texto: T5218036
Classificação de conteúdo: seguro