Conto Missa do Galo - Machado de Assis

A experiência vivida pelo Sr. Nogueira ocorre pelos anos de 1861 ou 1862 no dia 24 quatro de dezembro. Véspera de Natal.

Os fatos ocorrem na cidade do Rio de Janeiro, os fatos ocorrem na casa do escrivão Meneses, na sala.

O adolescente Nogueira estava hospedado na casa do escrivão Meneses e era noite de natal. Ele fazia hora, lendo um livro até chegar o momento de ir assistir a missa do galo

Personagens

Nogueira - Estudante, 17 anos, ingênuo jovem do interior que vai ao Rio de Janeiro estudar preparatórios. Na ocasião, hospeda-se na casa de Meneses.

Conceição - 30 anos, sabia das traições do marido, porém nada fazia. Por essa atitude, era considerada “santa” pelo narrador-personagem.

Meneses - Escrivão; marido de Conceição. Fora casado com uma das primas de Nogueira. Tinha uma amante (dizia que ia ao teatro). Morre de apoplexia. Não aparece no conto: somente é citado.

São citadas também duas escravas e a mãe de Conceição, que dormia no momento da conversa entre os dois personagens.

Conceição era vista como uma mulher submissa ao esposo, pois ela é uma mulher de temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lagrimas, nem grandes risos. Meneses mantém um relacionamento extraconjugal e, uma vez por semana sob o pretexto de ir ao teatro, vai se encontrar com sua amante. Conceição tem conhecimento deste relacionamento e mostra –se submissa.

O tempo que predomina na história é o tempo psicológico, pois a história é fruto das lembranças de Nogueira.

Conflito: a atração sexual de Conceição, mulher casada pelo jovem de 17 anos, Nogueira. A construção desse conflito é possível porque quem narra o que aconteceu foi o narrador protagonista o qual relata as investidas sedutoras de Conceição para cima de si.

Podemos identificar no texto fatos que comprovam uma intimidade maior entre conceição e Nogueira:

"Conceição ouvia-me com a cabeça reclinada no espaldar, enfiando os olhos por entre as pálpebras meio-cerradas, sem os tirar de mim. De vez em quando passava a língua pelos beiços, para umedecê-los. Quando acabei de falar, não me disse nada; ficamos assim alguns segundos. Em seguida, vi-a endireitar a cabeça, cruzar os dedos e sobre eles pousar o queixo, tendo os cotovelos nos braços da cadeira, tudo sem desviar de mim os grandes olhos espertos."

Podemos dizer hipoteticamente as razões que fariam Conceição aventura –se em ter um romance:

O marido a traia e ela sabia e por este motivo, poderia querer descontar. Além disso, Nogueira tinha um bom papo. Ele a achava interessante tanto que perdeu a noção do tempo e decidiu falar dos vários assuntos para tornar a conversa mais agradável.

Fica claro que Nogueira tem atração por Conceição:

A resenha de Conceição esperta-me ainda mais que o livro. Ela que era apenas simpática, ficou linda, ficou lindíssima.

Podemos dizer também que Conceição tinha sentimentos contraditórios:

Cuidei que ia dizer alguma, coisa, mas estremeceu, como se tivesse um arrepio de frio, voltou às costas e foi sentar-se.

Nogueira quase perde a hora de ir à missa, porque fica conversando com Conceição sobre diversos assuntos até se esquecerem do tempo.

Nogueira só se lembra da missa quando o companheiro bate à porta chamando –o para a missa do galo

Em minha opinião Conceição não traiu o marido, porque não houve um tempo maior. Existiu sim uma atração, mas não chegaram a se envolver porque o companheiro bateu à porta e atrapalhou e depois disso não ficou muito tempo por lá.