O manual por uma artista

Antes que se pergunte o motivo de ser resenha de um livro, gostaria de esclarecer dizendo que, se eu fosse escrever um livro, seria com essa temática e esse texto provavelmente seria seu prólogo. Portanto, faça como em qualquer outro começo de livro, leia transbordando ansiedade.

Já parou para analisar as cenas cotidianas? Caso já tenha o feito, a probabilidade de ter notado arte em todo canto é de cem por cento. Correto? E não, não sou cientista ou pesquisadora para fornecer dados longe do alcance de ceticistas, mas posso tentar convencê-lo(a) de que o que direi e o porquê direi faz sentido.

A arte não possui uma definição geral, a definição da arte é o fato de ela nos definir, de modo bem colocado. Ela está em todo lugar, implícita! E você, e só você, pode fazer com que ela se mostre. Coloque seus fones de ouvido, selecione a música mais melosa de sua playlist e se desligue, observa as cenas consideradas banais e se deixe levar pelo clima musical. Não pense. Não julgue. Ao final da música, terá mergulhado tanto na letra da selecionada que terá apreciado a cena sem mesmo ter notado. E pronto, checará a música em sua lista.

A arte também destrói inibições, caso duvide... Sabe aquela senhora que ficou o jantar todo sorrindo para a orquestra e observando a pista de dança? Já cogitou tirá-la para dançar? Tente. Dance com ela como se se conhecessem há anos, deixe que ela se sinta confortável, faça com que ela ria de seu modo desajeitado de conciliar os passos, permita que ela pise em seus pés, ria do fato de ela não acompanhar a música e se deixe levar. A dança foi feita para,nada mais, do que dar voz ao nosso sentimento, então sinta! E então, puxe ela para dançar, sim, aquela que te desestrutura e que está com você, porque aceitou ser amar e amada ser. Finalize a dança com um beijo suave, espontâneo. Ela saberá que se estiver com você, tudo estará bem.

Lembra-se daquele guardanapo à sua frente naquele bar que levou seu amor no último encontro? Sim, a arte também rodeará ele. Para um próximo encontro com ela, pegue-o e peça uma caneta ao garçom, rascunhe o rosto dela, não importa se serão palitinhos ou a obra de um artista renomado, ela não se importará com isso. Desenhe com humor, exagere em suas covinhas que te fazem perder os sentidos, faça a franja dela como um rabisco e ria ao tentar representar seus brincos. Se ela tentar pegá-lo para ver, roube um beijo, coloque aquela cerveja que a faz delirar em sua frente. Por fim, entregue a ela. E eu garanto que aquele sorriso que surgiu sem pretensões é a arte te dizendo que o coração dela é seu.

Ao finalizar esse texto, coloque a mesma música do terceiro parágrafo e reflita. Quero me diga se realmente estou certa e se a arte é realmente o que faz de tudo mais leve, mais colorido. E após notá-la, aproveite seus segundos com ela.

Classicisa
Enviado por Classicisa em 22/08/2015
Reeditado em 22/08/2015
Código do texto: T5355087
Classificação de conteúdo: seguro