Didática e Educação Matemática
 
Luiz Carlos Pais
 
O livro “Didática e Educação Matemática” foi escrito por um coletivo de pesquisadores, sob a minha coordenação e publicado pela publicado pela Editora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 2010. Sua produção estava vinculada ao compromisso de compartilhar do desafio vivenciado por um grupo de professores empenhados na criação de um Curso de Licenciatura Plena em Matemática, oferecido na modalidade de Educação à Distância. A expansão atual dessa modalidade de cursos de graduação, voltados mais especificamente para a formação de professores de Matemática, coloca questões ainda não totalmente resolvidas. Desse modo, começam a surgir pesquisas voltadas para esse tema, mas ainda não é possível ter uma visão panorâmica dos principais desafios.
 
Qual são as implicações das especificidades do saber matemático na formação de professores conduzida nessa modalidade de curso? Em que sentido os recursos tecnológicos podem contribuir na expansão da interatividade entre alunos e professores nas disciplinas de matemática? Como superar a falta do quadro-negro como suporte do texto matemático tão apreciado pelos professores universitários? As práticas universitárias tradicionais calcadas na centralidade exercida pela ação presencial do professor seriam reprodutíveis em cursos da educação à distância? Entendemos que essas questões ainda não foram suficientemente debatidas.
 
Mas, essas dúvidas não poderiam servir de argumento para não aceitarmos o convite de organizar a produção de um texto a ser utilizado em uma disciplina cujo objetivo é estudar aspectos didáticos do ensino de matemática escolar através de uma dinâmica de educação à distância.  Por esse motivo, os participantes do Grupo de Pesquisa em História da Matemática Escolar aceitaram participar do desafio e produziram os textos que compõem o presente livro. A valorização profissional das práticas docentes faz que o uso de qualquer livro-texto seja acompanhado por outros materiais e não poderia ser diferente no caso desta publicação. Sua leitura é sugerida em sintonia com as orientações presentes em documentos oficiais, tais como os PCN, o Guia do Livro Didático PNLD e ainda com os próprios livros didáticos distribuídos para as escolas públicas. Nesse sentido, todos os capítulos do livro fazem referência a esses documentos, convidando os estudantes a construírem uma leitura crítica no sentido de ampliarem as condições de sua própria formação como educadores matemáticos.
 
O livro é composto pelos seguintes capítulos: “Cultura Matemática Escolar” e “O Ensino da Geometria” de autoria de Luiz Carlos Pais. “Resolução de Problemas” e “O Ensino de Álgebra”, de autoria do professor José Felice. O professor Antônio Sales é autor dos capítulos “O Estudo dos Números” e “Tratamento da Informação”. A professora Kátia Carvalho é autora do capítulo “Espaço e Forma”. O capítulo “Matemática para a Infância” foi escrito pela professora Anelisa Esteves. O capítulo “A Calculadora como recurso” foi escrito pela professora Vanja Marina de Abreu.