Didática da Matemática: uma análise da influência francesa
 
Luiz Carlos Pais
 

Este livro foi escrito com a intenção de analisar e ilustrar conceitos criados por autores que atuam no campo da educação matemática escolar e nesse sentido todo esforço foi realizado para preservar a essência e extensão das idéias originais. Esse é o traço principal da obra publicada pela Editora Autêntica, em 2001, e que continua despertar o interesse de professores interessados das práticas de ensino da matemática escolar. Ao escrever este livro, estava imbuído dessa intenção de resguardar o sentido original das noções apresentadas, sem menosprezar a complexidade do objeto tratado. Nesse sentido, se faz necessário indagar se é possível descrever conceitos pedagógicos com a mesma objetividade com que são definidos conceitos matemáticos. Uma definição matemática comporta o sentido pleno de um conceito? O ensino da matemática pode se resumir à apresentação de uma seqüência de axiomas, definições e teoremas? Ao colocar essas questões, explicito a vontade de defender a expansão das condições de objetividade das noções práticas didáticas. Essa seja uma meta fundamental para manter o aspecto científico da área educacional da Matemática.
 
Foi a partir desse espaço de dúvidas que nasceu o objetivo deste livro: apresentar uma análise introdutória da linha francesa da didática da matemática, procurando destacar uma de suas características principais que é formalização conceitual de suas constatações práticas e teóricas. Trata-se de priorizar, duplamente, o estudo da didática através de conceitos, pois, por um lado, temos o problema da formação dos conceitos matemáticos, por outro, a formação dos conceitos didáticos referentes ao fenômeno da aprendizagem da matemática. Diante dessa prioridade, é natural indagar pelos argumentos que justificam o enfoque conceitual na didática. Seria uma influência direta das características do próprio saber matemático?
 
Essa questão nos conduz ao centro da análise apresentada nos próximos capítulos, onde a descrição das noções está sempre acompanhada por várias indagações, pois consideramos esta atitude uma fonte para nutrir nossas próprias reflexões Nosso desejo é que o leitor compartilhe desse exercício de reflexão, com a finalidade sincera de participar do desafio educacional da matemática. Por certo, não temos respostas para todas as questões formuladas, o que justifica a necessidade de novos estudos e a leitura das fontes originais é o caminho para aprofundar os temas abordados. Todos esses temas dizem respeito à educação matemática e por esse motivo, somos levados a explicitar nossas concepções quanto a esta área educacional.
 
A educação matemática é uma grande área de pesquisa educacional cujo objeto de estudo é a compreensão, interpretação e descrição de fenômenos referentes ao ensino e à aprendizagem da matemática, nos diversos níveis da escolaridade, quer seja em sua dimensão teórica ou prática. Além dessa definição ampla, a expressão educação matemática pode ser ainda entendida no plano da prática pedagógica, conduzida pelos desafios do cotidiano escolar. Sua consolidação como área de pesquisa é relativamente recente, quando comparada com a história milenar da matemática e o seu desenvolvimento recebeu um grande impulso, nas últimas décadas, dando origem a várias tendências teórica, cada qual valorizando determinadas temáticas educacionais do ensino da matemática.
 
Entre as várias tendências que compõem a educação matemática, no Brasil, destacamos neste trabalho, a didática da matemática que se caracteriza pela influência de autores franceses. Esta diferença, entre educação matemática e didática da matemática é necessária, pois não se trata apenas de um problema de tradução, uma vez que, na França, esta última expressão é usada para representar a grande área de pesquisa educacional da matemática naquele país. Daí, nossa preocupação em esclarecer o significado da nomenclatura em relação ao contexto educacional brasileiro, onde, além disso, a expressão didática da matemática pode ser confundida como a disciplina pedagógica de didática aplicada ao ensino da matemática.