PENSANDO EM VOCÊ

PENSANDO EM VOCÊ

Estou aqui para apreciar uma obra literária de valor incomensurável, que se intitula “PENSANDO EM VOCÊ”, presente do exímio poeta cearense, conterrâneo, Antônio Galdino Alves de Souza. Massapêense dotado de rara inteligência, faz da poesia o seu universo onde voeja aos píncaros da arte, irradiando sentimento, criatividade e beleza. Sinto-me honrada em comentar o seu livro e poder levar ao grande poeta, os mais sinceros parabéns e o meu mais alto apreço.

A obra está compilada em 144 poemas, a maioria líricos, em que o poeta exalta a mulher em todas as performances, embora demonstre preferência pelas morenas, e extravasa o seu eu poético com a mais pura expressão de amor que lhe vai na alma.

Numa linguagem simples, porém elegante, tece os poemas de forma prazerosa a sensibilizar o leitor, pois tem conhecimento de que, entre ambos, existe afinidade de sentimentos, fator necessário a uma boa interpretação artística.

O exacerbado lirismo do Galdino me encanta, pois vai do soneto aos versos brancos e à trova, romântico ou de humor. Os sonetos são bem rimados e com bastante versatilidade nas rimas. A métrica bem cuidada faz a sonorização da leitura. Vejamos no soneto “É O AMOR”:

“Eu jamais hesito em dizer que é o amor

O combustível que movimenta o meu ser,

Tal como o orvalho que alimenta a flor,

Assim é ele, me nutre, faz feliz e crescer!”

Na quarta estrofe, fecha com o terceto maravilhoso:

“Amar é ordem divina, é lei do universo,

E em forma de soneto aqui está o texto

Que com muito amor eu rabisquei cada verso!”

*

Como bom cearense, não esqueceu sua terrinha amada, a terra de Iracema. Aqui vai uma trovinha linda com rima intercalada, para quem não conhece o nosso Ceará:

“REDE E MULHER BONITA”

“A foto que meu olhar fita,

Fez-me lembrar do Ceará,

Rede e mulher bonita,

Duas coisas que não faltam lá!”

*

Finalizando o meu singelo, porém sincero comentário, farei alusão a dois poemas que o Galdino teceu no estilo “LUXSONS”, modalidade de minha autoria e que tenho o imenso prazer em vê-los publicados nas páginas 104 e 106 deste seu precioso livro.

O primeiro "LUXSONS" fala de uma rendosa produção do Ceará, a cachaça, poema em que demonstrou maestria em rima, métrica e uma boa dosagem de humor. “YPIÓCA, CACHAÇA DO CEARÁ!” A última estrofe versa assim:

“Quem teve a brilhante ideia

De destilar com tal pureza,

Caldo de cana-de-açucar

E transformar nessa beleza

Que é a cachaça YPIÓCA,

Foi gênio, com toda certeza!”

*

No segundo "LUXSONS", "MASSAPÊ-CEARÁ DE MIL ENCANTOS”, o poeta relembra os dias de sua juventude nas noites de serenata ao luar, em nossa querida Massapê, no Ceará. E o seu coração deixa transparecer a saudade que guarda daqueles tempos inesquecíveis:

“Assim era aquela juventude

Da era boêmia que eu pude ver,

Tempo bom que não vai voltar jamais,

Mas dele ninguém vai se esquecer,

Mesmo que o tempo passe por nós,

Haverá seresta em MASSAPÊ!”

*

Caríssimo poeta amigo, Galdino, agradeço de coração e me sinto honrada em merecer de você, tão valioso presente. Que Deus o conserve sempre iluminado a nos encantar com seus escritos maravilhosos.

Recomendo a leitura desta obra. Vale a pena conferir.

*

Maria de Jesus A. Carvalho

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 12/07/2016
Reeditado em 12/07/2016
Código do texto: T5695634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.