Fahrenheit 451 - O povo perece por falta de conhecimento

"Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína."

Provérbios 10:14

" antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade." 2 Pedro: 3. 18

Fahrenheit 451 - Um mundo sem conhecimento perece

Qual a importância dos livros na sociedade? Lembre se, a Bíblia também é um livro, a palavra de Deus objetificada, como forma de nos dar livre acesso à seus ensinamentos. Então, qual a importância dos livros na sociedade? Eu, diria que são extremamente importantes, necessários e mais, são os meios pelos quais o conhecimento, tanto cristão quanto secular vem sendo trazido de geração a geração. São registros da nossa história, nossas ciências, nosso conhecimento armazenado. Agora, pare por um minuto, e imagine um mundo TOTALMENTE sem livros. É o que Fahrenheit 451 vem nos apresentar.

O livro aqui apresentado, apesar de não voltado ao tema cristão, pode nos ensinar, se soubermos discernir o que nos pode ser te utilidade ou não. Ele nos apresenta uma sociedade onde os livros são banidos, por "deixarem as pessoas tristes".

"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza." Eclesiastes: 1. 18.

Bíblia nos mostra, em Eclesiastes essa realidade, quando mais conhecimento mais triste costumamos ficar, afinal ao conhecer, você vê a verdade, e vê que a verdade vêm sendo distorcida.

A história se passa em um futuro distante, e sabemos disso, pois um dos personagens afirma que desde 1990, já venceram duas guerras atômicas. As casas agora são "a prova de fogo", todos dirigem sem limites, já que ninguém mais anda a pé, a não ser para pegar o trem, As pessoas agora, gastam seu tempo todo com a televisão, que tem várias telas, e na qual as pessoas interagem, e chamam umas as outras de família. Os programas são apresentados pelos parentes, e as pessoas que ficam em casa, apenas assistem. A medicina se tornou mais simples, agora que ninguém mais estuda, e a tecnologia domina as pessoas, uma vez que é o único lazer que possuem,e os bombeiros nesse contexto assumiram uma nova missão, ao invés de apagar incêndios, eles agora incendeiam livros. Então os responsáveis por manter a cidade limpa de livros, e livre das tristezas são os bombeiros.

Nessa nova sociedade, conhecemos Montag, um bombeiro como todos os outros, queima livros, descansa no QG dos bombeiros, vai para casa ver sua esposa, faz suas refeições, vê televisão e dorme. Todos os dias, Montag que faz a mesma rota, de sua casa até a parada do trem, começa a notar a presença de alguém. Porém sua rotina continua, até encontrar a jovem Clarisse, uma moça de dezessete anos e é doida (como ela mesma afirma), e Clarisse começa a fazer algo diferente de tudo que acontece ao redor, ela o leva a pensar. Com sua inquietude juvenil, e um conhecimento extraordinário, suas questões começam a fazer algo que todos nessa sociedade nova temem, a saída da zona de conforto. Montag agora se vê diante de questões que nunca imaginou, e começa a conhecer coisas que não imaginava que existiam, nos poucos dias que conversa com Clarisse durante sua caminhada.

Depois disso, a vida de Montag vira de cabeça para baixo. Ele havia experimentado a dúvida, o conhecimento, ele agora queria mais.

Uma cena interessante, é um diálogo que acontece no livro

"Lembro-me dos jornais morrendo como enormes mariposas. Ninguém os queria de volta. Ninguém sentia falta deles. E depois o governo, percebendo quanto era vantajoso que o povo apenas lesse sobre lábios apaixonados e murros no estômago, fechou o círculo com vocês, os comedores de fogo."

Isso mostra, que não apenas o governo quis banir os livros, mas que aos poucos a própria população, desistiu da ideia de ler, deixando de lado o conhecimento, pelos romances, e o entretenimento em tempo integral.

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. " Oseias: 4. 6.

O que acontece daqui para frente, é algo que apenas lendo você poderá descobrir, não quero dar grandes spoilers, já que a história é tão envolvente e surpreendente. E por ser um livro curto, e de uma leitura super tranquila, só digo, LEIAM!

Lembre se sempre, 1 Tessalonicenses: 5. 21. mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; - Bíblia JFA Offline - De tudo podemos tirar lições para nossa vida cristã, desde que saibamos discernir o que reter e o que lançar fora!

Um bom dia, tarde, ou noite a todos!

Evelyn Olinda
Enviado por Evelyn Olinda em 19/09/2016
Código do texto: T5765566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.