"DESCOMPONDO" (Resenha para o livro de Nijair Araújo Pinto)

DESCOMPONDO (Resenha para o livro de Nijair Araújo Pinto)

Tenho em mãos uma obra cultural de valor incomensurável, distintamente autografada, presente do nobre poeta-escritor NIJAIR ARAÚJO PINTO, natural de Fortaleza -Ce para honra e orgulho do povo cearense.

A obra, intitulada “DESCOMPONDO”, está compilada em 133 poemas, dividida em três partes: a 1ª em DES, a 2ª COM, a 3ª PONDO e tem como público-alvo, adolescentes e adultos que apreciem o belo, não só como um lazer mas como forma de enriquecimento cultural e espiritual. Em cada grupo, no Sumário, os poemas seguem a ordem alfabética.

No Grupo DES observamos a ideia de fragmentação.

POR SER ANA

Luana,

por ser

de porcelana,

caiu da Lua

e quebrou.

A armadura

dura séculos.

Inoxidável,

é uma

arma dura.

No Grupo COM, ideia de unir o que foi disperso.

ATEMPORAL

Senti saudade.

Sinto saudade!

Sentirei saudade...

Para mim,

você é atemporal.

Faz falta

ontem,

hoje

e sempre.

No Grupo PONDO, a poesia versa em seu legítimo lugar.

TRAÇOS DA MAÇÃ

Rimo braços com abraços,

como tantos já fizeram...

Mas teus braços

nos meus braços,

dão-me abraço singular.

Rimo manhas com manhãs,

como poucos já fizeram...

Mas teu corpo,

sem artimanhas,

tem sanha peculiar.

O autor, ao criar o interessante estilo, mostra que descompondo palavras, podemos formar novas palavras, portanto novos poemas sem perder a poeticidade.

O que chama a atenção do leitor neste livro de poemas do NIJAIR é a diversidade de seus estilos. A natureza humana está, aqui, articulada e exposta com suas surpresas, tensões, medos e descobertas capazes de mexer com o mais insensível leitor. É todo um admirável mundo novo de sensações, que afloram a cada página e se abrem como flores generosas à curiosidade de quem as manuseia: Leves, divertidas e curiosas.

Falar de NIJAIR ARAÚJO PINTO é colocá-lo entre os maiores ícones de nossa Literatura Contemporânea, já que o poeta além de ser um profundo conhecedor dos meandros de nossa Flor do Lácio, procura inserir em sua poética a realidade atual, retirando nas pequenas coisas do dia-a-dia uma poesia encantadora.

Seu estro poético está nas entrelinhas: a doçura, o amor em todas as suas nuances; o sentimento de solidariedade, o espírito forte e viril do homem que também reconhece seus medos, erros, tendo a fé e a esperança como ancoradouros para um futuro desconhecido, mas que seja bem melhor que o tempo em que vivemos. O desfecho sempre deve causar a melhor impressão _ é o que acontece com o seu livro. Os últimos poemas, principalmente o último, “METADE DOUTRA SOMBRA”, são da melhor qualidade.

Parabéns, nobre poeta! Que sua arguta inteligência e reconhecido talento, levem sempre a luz da poesia aos que admiram o seu versejar sadio e encantador.

Obrigada pela oportunidade.

OPS. Recomendo a leitura deste precioso tesouro literário. Vale a pena conferir.

*

Maria de Jesus A. Carvalho.

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 07/12/2016
Reeditado em 08/12/2016
Código do texto: T5846802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.