A MORENINHA” DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

A Aposta

O livro A Moreninha do autor Joaquim Manuel de Macedo, é a produção de um romance em que retrata a vida de jovens da classe média no século XIX, expondo seus procedimentos como pessoas e colocando o leitor em reflexão sobre os tipos de caráter da sociedade.

O romance começa quando os amigos universitários de medicina reunidos, que são eles Leopoldo, Augusto, Fabrício e Filipe, são comunicados por Filipe que ele terá que passar uns dias no sítio da família, ele os convida e fala de suas irmãs. Dentre os quatros, Augusto é o típico filho único, que tem com facilidade tudo o que deseja, muito imprevisível, não costuma manter um relacionamento com uma só moça, é desafiado a ficar enamorado pela irmã mais nova de Filipe por quinze dias, se casoperder a aposta terá que produzir um romance.

Assim através desse personagem, o autor da obra deixa evidente que filhos de pais com condição financeira boa faziam cursos que dão status social e retorno financeiro, mostrando a pouca preocupação dele com as consequencias de suas ações e com a vida.

No decorrer da história, Augusto se irrita com o comportamento de Moreninha, menina inocente, que possuía gosto de correr e de fazer travessuras com todos a sua volta. Mas com o tempo, ambos se tornaram companheiros e desfrutaram de todas as aventuras pelo sítio, a ponto que é declarado no livro “A moreninha já fazia travessuras muito especiais no coração do estudante... e agora Augusto a observava com cuidado e prazer, confessava – se que não era bela, mas jurava – se que era encantadora”.

Com o passar do tempo Augusto se apaixona por ela completamente, perdendo a aposta ele terá que produzir o romance, no qual ele afirma que irá redigir A Moreninha.

Logo Macedo surpreende seu leitor nesta obra, pois ele faz de algo normal como uma aposta desencadear um fato permanente, como o casamento de Augusto e Moreninha, abusa de sua criatividade quando coloca que Augusto um dos seus personagens, com a ideia de produzir o romance sobre o quê ele viver

Senhorita Alencar
Enviado por Senhorita Alencar em 28/03/2018
Código do texto: T6292688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.