Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tereza Pereira,"A princesa e a bailarina"_prefácio

A Princesa e a Bailarina
 
Prefácio,Pré-face de uma história para crianças de todas as idades
 
 
Um livro destinado ao público infantil atinge,com certeira flecha,o imaginário do adulto.Os psicanalistas hoje sabem quão significativas são as histórias de fadas,as folclórias,as inventadas pelas mães,avós,babás...O medo e o prazer costumam ser trabalhados nesses vôos da imaginação.
               Alguns autores menosprezam os autores de historias para crianças e adolescentes,na errônea crença que se trataria de uma literatura  menor.Quem as escreve,porém ,sabe que são um verdadeiro desafio.Alguns falam do cotidiano infantil,outros recontam contos(como fiz com algumas histórias ouvidas de mamãe),umas as fazem de forma didática,pedagógica,muitos as usam para ensinar noções básicas ,nos "cortes transversais" das matérias curriculares,o que está em voga.Ao escrever,o autor busca sobretudo,agradar ao público mirim e despertar nele o gosto pela leitura.
              Nessa história gostosa da Terezinha,contista experiente e até premiada,que assina uma coluna literária em sua terra mineira,na revista Estilo,mãe e tia dedicada,o Universo infantil,povoado pelo protagonisnmo de muitos  personagens conhecidos e amados,há uma grande convite:os leitores,sejam eles crianças,púberes ou adultos,devem abrir as asas de seda bordada da fantasia,e voar .
               Há uma lição importante sobre a amizade,pois entre a princesa e a bailarina,não importa se uma é ela e a outra imaginária,se uma é nobre e a outra não,pois ao toque mágico da palavra,tudo é possível.A força obtida na relação de ajuda,afinal,é tudo de bom quese pode desejar,principalmente se nossos heróis confiáveis e prediletos forem agentes do bem...Nesses ternos meandros da memória,os personagens realizam uma grande dança para o leitor.
               Ao resolver adentrar na Literatura dita infantil,Tereza Pereira  joga em si própria,pó de pirlimpimpim-e ele nos atinge,convidando ao sonho...Os adultos também vão gostar,assim como os grandes pequeninos...
 
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
belo Horizonte,04/11/2005
clevane pessoa de araújo lopes
Enviado por clevane pessoa de araújo lopes em 09/11/2005
Código do texto: T69279

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
clevane pessoa de araújo lopes
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 69 anos
555 textos (176750 leituras)
21 e-livros (13424 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:33)
clevane pessoa de araújo lopes