O PRIMO BASÍLIO

O PRIMO BASÍLIO

(EÇA DE QUEIROZ)

A história acontece no pacato bairro do Restelo, Lisboa, Portugal. Luísa e Jorge formam um casal burguês de classe média.

No entanto, Jorge trabalha como caixeiro e viaja constantemente e Luisa fica em casa sozinha com as empregadas Juliana e Joana.

Durante umas dessas viagens de Jorge, Luisa recebe a visita d de seu primo, Basílio, que mora no Brasil e esta á caminho de Paris.

No entanto ele havia sido seu namorado na adolescência, e agora, movido pela paixão, passa a galanteá-la.

Luisa, influenciada pela constante leitura de romances, passa a ter um caso com o primo, os dois si encontram no “paraíso” um pequeno apartamento bem distante do Restelo.

E quando os dois não podem estar presentes no local, si comunicam por cartas, mais umas dessas cartas caem nas mãos da invejosa Juliana que pede 600 mil contos de réis em troca das cartas, caso contrário, irá mostrá-las a Jorge.

Como Luis não tem dinheiro, passa a fazer as tarefas domésticas no lugar de Juliana, nisso, ao saber da notícia, Basílio “foge” para paris e deixa Luiza de “mãos abanando” e também, Jorge chegar de viagem.

Depois de dois meses sem se comunicarem, Basílio manda uma carta para Luisa se desculpando por tê-la abandonado e relembrando seus encontros no “paraíso”.

Mas quem recebe essa carta é Jorge que desesperado, vai ter com Luísa.Luisa desmaia, tem uma convulsão e morre de uma febre cerebral.

Depois de uns dias de luto, Basílio simplesmente esquece de sua prima amante e passa a se encontrar com madame francesa.

Inusitado
Enviado por Inusitado em 07/11/2007
Código do texto: T727481