Inés da minha alma – Isabel Allende

Quatro anos foi o tempo preciso para Isabel Allende mergulhar no mundo das personagens desse romance épico uma vez que muitos episódios são fatos históricos, que, por incríveis que possam parecer, aconteceram quando da conquista do Chile.

Inés Suarez (1507 – 1580) personagem que dá nome ao livro, nasceu em Plasencia, na Espanha, onde viveu até os primeiros anos de sua juventude quando se apaixona e casa com Juan de Málaga, um homem bonito e alegre, a que nenhuma mulher resistia.

Aventureiro e ambicioso embarca para o Novo Mundo, acreditando na existência de cidades de ouro e águas encantadas que forneciam eterna juventude, deixando-a sozinha.

Contagiada pelos sonhos de Juan e por uma busca ainda mais valiosa, a da liberdade, Inés parte em busca do marido para o outro lado do Atlântico.

Lá não o encontra mas sim Pedro Valdivia, mestre-de-campo de Francisco Pizarro e que seria seu primeiro grande amor amadurecido. Ela se junta a ele para lutar contra os Mapuches e outras tribos, atravessar o deserto de Atacama e enfrentar todos os riscos e infortúnios de uma guerra que duraria anos, até a conquista e fundação do reino do Chile.

Nessa epopéia Isabel Allende confirma seu estilo inigualável de operária da boa escrita alinhavando por meio de Inés Suárez uma história emocionante de sangue e paixão.

“Isabel Allende, de nacionalidade chilena, nasceu em Lima, em 1942. Trabalhou como jornalista e escritora desde os 17 anos. A Casa dos Espíritos (1982) colocou-a entre os maiores escritores latino-americanos.”

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 20/12/2007
Código do texto: T786202