A louca da Casa - Rosa Montero

Rosa Montero se apropriou dessa frase de Santa Teresa de Jesus: - “A imaginação é a louca da casa” para dar nome ao seu romance que dificilmente pode ser definido.

Segundo palavras de Mario Vargas Llosa “A louca da casa se lê, do princípio ao fim, num puro movimento de prazer.”

Esse livro apresentou Rosa Montero ao leitor brasileiro e surpreendeu pela criatividade do texto e o universo fascinante que é revelado. Nele a vida se transforma num verdadeiro coquetel de biografias e autobiografia romanceada.

O seu romance com um famoso ator de cinema e o fato de que ela se via como uma anã quando era pequena será mesmo uma autobiografia verdadeira ou a imaginação se encarrega de fantasiar as lembranças?

Não se pode confiar em tudo porque as memórias nem sempre são o que parecem.

“A louca da casa”, como o título bem diz é um livro sobre a fantasia e os sonhos, os medos e dúvidas dos escritores e dos leitores. É como o baú de um mágico repleto de objetos inesperados.

Rosa Montero nasceu em Madri. Estudou jornalismo e psicologia. Trabalhou em vários jornais espanhóis Desde 1976 é colunista exclusiva do jornal El País. Em 1980 ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo espanhol na categoria Reportagens e Artigos Literários.

É mesmo um livro que se lê, do princípio ao fim, sem querer parar pra beber água.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 04/01/2008
Código do texto: T803079