Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AVENIDA SÃO JOÃO - APOGEU E DECADÊNCIA

Avenida São João: a mais paulistana das avenidas

Por meio de fotos que possibilitam uma contextualização social com maior fidelidade, Avenida São João – apogeu e decadência conduzirá o leitor a uma viagem ao longo dos séculos, revelando as fases “antagônicas” que marcaram a trajetória de uma avenida que, historicamente, melhor representa a cidade de São Paulo. Desde a fundação propriamente dita até meados do século XX, a São João conheceu o apogeu, época em que era considerada reduto da sociedade paulistana. A grande concentração de bares, cinemas e teatros designavam à região o título de Broadway Paulistana. A partir dos anos 60, com a degradação cultural que transformou o velho centro da capital paulista, a avenida entrou numa fase de decadência. Os bares foram fechando, os cinemas se transformando em verdadeiros prostíbulos e os teatros, literalmente, baixando as portas.
Apesar de apontar diversos problemas sociais, Avenida São João – apogeu e decadência é mais do que uma cobertura de cunho jornalístico, pois enfatiza a história e a cultura, para que um passado tão marcante não entre, de vez, no esquecimento e abandono.
Boa viagem!

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/12/2005
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T86607
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621743 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 06:28)
José Donizetti Morbidelli