1906-SAUDADES DO TROFÉU SONETISTA. Soneto DODECASSÍLABO OU ALEXANDRINO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª, 8ª , 10ª e 12ª sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1906-SAUDADES DO TROFÉU SONETISTA. Soneto DODECASSÍLABO OU ALEXANDRINO ROMÂNTICO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª, 6ª, 8ª , 10ª e 12ª sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

Soneto raro tem vez! Feito com... amor, (A)

Troféu merece; pois transcende:põe no peito (B)

luz, esperança à morte, vida, crise, dor (A)

aceitação ou não, pressão, lição ou pleito! (B)

Somente importa ao tema certo, ver rigor (A)

métrica certa, rima rica, som perfeito, (B)

ritmo cantante exato, próprio pra cantor; (A)

clássico, belo em dez ou doze tons. O eleito ( B)

Produz aplauso, palmas, vivas. Traz ações (C)

literatura exige estudo; dá cultura (D)

maior à Língua, dita a moda, diz Camões: (C)

“Faço-me forte em vossa vista pura”, então, (E)

razões de sobra guardam brisa que sussurra: (D)

SONETO é sol, seu brilho em notas, faz canção.(E).

-

Belo Horizonte, quinta-feira, 1º de agosto de 2008.

---***---

VOCÊ SABIA?

1-O verso DODECASSÍLABO OU ALEXANDRINO é uma criação francesa. Quitard escreveu: “este verso chama-se alexandrino, por ter sido, metodicamente, empregado na composição do famoso Roman d’Alexandre le Grand, poema começado no século XII por Lambert Licors de Châteaudun, e continuado por Alexandre d´ Bernay, trovador normando do mesmo século. Assim o seu verso é uma dupla alusão ao nome do Herói e ao do Trovador.”

2- O verso alexandrino não é usado na métrica italiana, nem espanhola e começou a ser empregado na portuguesa só depois de Bocage.

3- A lei orgânica do alexandrino pode ser expressa em dois artigos:

Art. 1º:

Quando a última palavra do primeiro verso de seis sílabas é grave, a primeira palavra do segundo deve começar por uma vogal ou por um h;

Art. 2°:

A última palavra do primeiro verso nunca pode ser esdrúxula/proparoxítona.

Parágrafo único:

Quando a última palavra do primeiro verso é aguda, a primeira do segundo pode, indiferentemente, começar por qualquer letra, vogal ou consoante.

Art. 3º:

Dois simples versos de seis sílabas nem sempre fazem um alexandrino perfeito.

Art. 4º:

O alexandrino clássico, o verdadeiro, o legítimo, é o que obedece ao preceito do hemistíquio entre dois versos de seis sílabas.

Apesar de alguns poetas modernos, desprezarem essa regra essencial, têm abolido a “tirania” do hemistíquio. O verso alexandrino é o mais difícil de manejar, e exige uma longa e persistente prática.

4-ALEXANDRINO ROMÂNTICO - Apresenta cadência 4-8-12, conhecido também pelo nome de Trímetros (3 Metros), tais Alexandrinos são os preferidos dos poetas da MPB E DE Chico Buarque de Holanda:

Tem certos dias em que-eu penso-em minha gente

5.1- Embora os Alexandrinos tenham as cadências preferidas pelos nossos poetas, Vitor Hugo desenvolveu outros ritmos: 2-6-8-12 e 4,6,8,12.

Atenção:

Quando o primeiro verso de seis sílabas termina por uma palavra grave, a outra deve começar por vogal ou consoante muda, como o h, para que haja a elisão. Esta regra é essencial, e para ela chamamos muito, especialmente, a atenção dos principiantes.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 01/08/2008
Reeditado em 27/01/2014
Código do texto: T1107739
Classificação de conteúdo: seguro