2172-Centro da Comunidade Luso-Brasileira-BH-MG-Brasil-NOTÍCIA DA MUDANÇA DA SEDE-Soneto HENDECASSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 2ª ; 5ª, 8ª e 11ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.
2172-Centro da Comunidade Luso-Brasileira-BH-MG-Brasil-NOTÍCIA DA MUDANÇA DA SEDE-Soneto HENDECASSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 2ª ; 5ª, 8ª e 11ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.
Por Sílvia Araújo Motta
No (mês) de (de)zembro, no(tí)cia eu ou(vi) (A)
bem (cer)ta a mu(dan)ça, fui (ver) novo es(pa)ço...(B)
Tris(te)za, emo(ção,) já nem (sei) que sen(ti): (A)
Lem(bran)ça tal(vez) da Ami(za)de, do (la)ço; (B)
E (lo)go fa(lei) aos se(nho)res que (vi): (A)
-Eu (pos)so lhes (dar) minha (mão) e meu (bra)ço; (B)
po(de)mos ti(rar,) muitas (fo)tos, pre(vi...) (A)
As(sim), concor(da)ram, sem (ter) emba(ra)ço. (B)
Não (há) mais fron(tei)ra nos (e)los do a(mor!) (C)
A(le)gre a vi(ver,) traz per(fu)me, a (ro)sa... (D)
a u(nir) muitas (ra)ças, sem (guer)ras e (dor.) (C)
Nos (me)ses pas(sa)dos, cho(rei) de tris(te)za... (E)
A(go)ra fi(cou) tão dis(tan)te esta (CA)SA (D)
de a(mor,) tradi(ção,) culto e (fé) portu(gue)sa. (E)
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Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2009.
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VOCÊ SABIA?
1-Soneto de estrutura clássica, naturalmente preserva quatorze versos
distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.Versos de onze sílabas são denominados HENDECASSÍLABOS. VERSO é uma sílaba ou sucessão de sílabas sujeitas à medida e ao ritmo.
A MEDIDA consiste num determinado número de SÍLABAS MÉTRICAS OU POÉTICAS.
O RITMO resulta de urna distribuição cadenciada e harmoniosa de acentos tônicos.
Assim, a SENSAÇÃO RÍTMICA aparece no retorno da sílaba tônica, após intervalos regulares.
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2-O verso de onze sílabas é nativo na versificação galego-portuguesa,
surgindo da forma paradigmática do antigo verso de arte maior.
Na PROSA, a métrica a rima e o compasso são livres.
Na POESIA, a métrica a rima e o compasso, são obrigatórios.
Poesia não são pedaços de prosa ou frases, umas sobre as outras, seguindo a forma de um "soneto" ou "quadra".Além da forma, da medida e do ritmo, que são os elementos essenciais do verso,
nele pode haver outros elementos subsidiários, tais como: rima, aliteração e as sonância.
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3-Em geral, leva acento predominante na 5ª e 11ª sílabas ou na 2ª, 5ª, 8ª e 11ª sílabas.Esquema com Ritmo anfíbraco, apresentando dois acentos em cada hemistíquio ( metade de verso), pois resulta da junção de dois versos de redondilha menor.
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4-Hendecassílabo também é conhecido por VERSO de ARTE MAIOR porque muitas vezes podemos decompô-lo, se quisermos, em um verso de cinco e outro de seis sílabas
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Veja o verso hendecassílabo de GONÇALVES DIAS no poema:
"A TEMPESTADE"
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“Nos (úl)timos (ci)mos dos (mon)tes er(gui)dos
Já (sil)va, já (ru)ge do (ven)to o pe(gão;)
Es(tor)cem-se os (le)ques dos (ver)des pal(ma)res,
Vol(tei)am, re(bra)mam, dou(de)jam nos (ar)es,
A(té) que las(ca)dos ba(quei)am no (chão.)
Re(me)xe-se a (co)pa dos (tron)cos al(ti)vos,
Trans(tor)na-se, (tol)da, ba(quei)a tam(bém;)
E o (ven)to, que as (ro)chas a(ba)la no (cer)ro,
Os (tron)cos en(la)ça nas (a)sas de (fer)ro,
E a(ti)ra-os raí(vo)so dos (mon)tes a(lém.)”
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5-Foi superado pelo decassílabo de origem italiana, embora persistisse ainda no século XVI, sobretudo nos poetas arcaizantes. Trata-se de verso de ritmo bastante expressivo, ressurgindo a partir do Romantismo, como se pode ver através do seguinte exemplo de Casimiro de Abreu:
Nas ( ho ) ras ca ( la ) das das (noi ) tes d'es ( ti ) o
Sen( ta)do so (zi ) nho co'a (fa) ce na (mão,)
Eu (cho) ro e so (lu) ço por (quem) me cha (ma) va
- "Oh (fi) lho que (ri) do do (meu) co ra (ção.")
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“Visite a CASA DE PORTUGAL EM BELO HORIZONTE-PAMPULHA-2009”
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