The Lamentation  (Anthony van Dyck, 1620)



NO GÓLGOTA VIII
O SEPULTAMENTO

 
Nicodemos estendeu o lençol de linho
E com muito cuidado o corpo envolveu.*
Depois no colo da mãe depositou
Aquele que o mundo coroou de espinhos.
 
Levantaram o corpo lentamente
E O levaram para o túmulo novo.
Foram muitas as críticas do povo:
Acusaram de agir incorretamente
 
José e Nicodemos,* líderes judeus,
Dois representantes do Sinédrio,
Sepultando um revolucionário.
 
Todavia, ambos sabiam que o Galileu
Os havia libertado da escravidão,
Resgatando-os do túnel da religião.


 
 
*  "José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo aos judeus, pediu a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. E Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento. (Jo 19:38-40)
 
*  Nicodemos e José de Arimatéia ouviram as lições de Jesus e ficaram fascinados por aquele Galileu e desejavam saber mais, entender melhor quem era aquele homem humilde, mas que falava com sabedoria incomum. Argumentos, dogmas, princípios religiosos não poderiam rebater a plena verdade. Jesus falava com a autoridade de Deus, mas com o amor do Pastor que cuida de Suas ovelhas e eles se calaram diante da Voz que prega uma verdade límpida, inconteste.

- Nicodemos era um fariseu, líder dos Judeus e membro do Sinédrio. Aparece três vezes no Evangelho de João, identificado como discípulo secreto de Jesus. Nicodemos, que antes tinha vindo a Jesus quando estava de noite, veio quando era dia, trazendo consigo especiarias para ajudar José a preparar o corpo de Jesus para ser colocado no sepulcro e tornando publico  seu discipulado, o que permitiu ver o cumprimento de uma profecia feita por Jesus de que ele seria levantado “Como Moisés levantou a serpente no deserto” (Jo 3:14).

- José de Arimatéia era um homem rico, magistrado e líder religioso. Era discípulo de Jesus, mas mantinha isso em segredo, tal como Nicodemos, por temor às autoridades judaicas. Aparece nos quatro Evangelhos no contexto da Paixão e da morte de Jesus. 
Segundo os textos apócrifos, José de Arimatéia teria se oposto à conduta de seus pares no que diz respeito ao julgamento de Jesus, assim como Nicodemos e Gamaliel. Após ter sepultado Jesus, foi preso pelas autoridades judaicas. Outros textos referem que ele guardou consigo até ao dia de sua morte o vaso eucarístico da Última Ceia (que havia ocorrido em sua própria casa), o Graal.
O não reconhecimento de Jesus como um criminoso, a reclamação do corpo para que pudesse realizar um funeral digno e em sua própria sepultura familiar, significa que aquele homem era justo e destemido. A dimensão da grandeza do seu gesto, certamente, deve ser um dos maiores exemplos de honradez de um juiz que se tem notícia nas Escrituras.



 
Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 18/04/2014
Reeditado em 02/06/2014
Código do texto: T4774005
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.