7720-MÃE DE PREMATURO SOFRE MUITO MAIS - Soneto sáfico-heroico Nº 7720. Noneto Nº 365, no mesóstico-diagonal. Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

7720-MÃE DE PREMATURO SOFRE MUITO MAIS

-

Soneto decassílabo sáfico-heroico Nº 7720.

Noneto musical Nº 365, no mesóstico-diagonal.

Rimado ABAB, ABAB, CDC, EDE,

com sons fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.

Mensagem no 14º verso (no último).

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

[M]antém notícia; mãe tristonha chora;

d[A]rá seu leite ao filho, via sonda;

qu[E]ria um ser normal, sonhou outrora,

per[D]eu seu sonho, embora o pranto esconda.

-

Desp[E]rta o dia e o seio cheio implora:

é tão [P]equeno; luz eterna o ronda;

o pai sor[R]i e espera a nova aurora,

o mar prom[E]te vir pressão na onda.

-

Perder dez gra[M]as, medo pensa em flores;

chegado o tempo, hor[A] sem sinal:

na incubadora o ser es[T]á, sem cores.

-

Saturação não há; que s[U]sto aos seus;

respiração comprova a do[R] mortal:

o prematuro, agora, está c[O]m Deus.

-

Belo Horizonte, 14 de maio de 2023.

Minas Gerais, domingo, dia das Mães.

-

“SER MÃE DE PREMATURO” (Autor desconhecido)

É não segurar seu filho nos braços quando nasce. É olhar pela incubadora. É sentir sua cria pela ponta dos dedos esterilizados em álcool gel. Ser mãe de Prematuro é ser viciada no monitor. É ver seu filho respirando por aparelhos com sensores medindo o que há de vida na sua criança. São os benditos 88% de saturação. É tirar leite na bombinha em uma sala fria e sem privacidade. É ver o leite entrando pela sonda. É torcer pra quantidade aumentar todo dia.

É ter paranoia com o processo ganha/perde de peso diário. Num dia ganha 10 gramas e no seguinte perde 15. Isso é um desespero. É se incomodar com as aspirações e manobras, mas saber que é um mal necessário. É ver picadas e mais picadas para exames e não respirar enquanto o resultado não aparece. É chegar ao hospital com o estômago em cambalhotas com medo do que vai ouvir dos médicos. Pra ser mãe de UTI tem que virar pedinte e mendigar todo dia uma boa notícia. Mesmo que seja a bendita palavrinha “estável” – significa que não melhorou, mas também não piorou. E não se esquecer de agradecer o cocô e o xixi de cada dia. Sinal de que não tem infecção. Mãe de Prematuro também tem rotina. UTI-casa-UTI de segunda a segunda. Sem descanso. E como é possível descansar? Pra ser mãe de Prematuro é preciso muita fé. Porque na hora do desespero é você e Deus. É joelho no chão do banheiro da UTI para pedir milagre, ou pedir que acabe o sofrimento. Haja fé. E só com fé. É ser a rainha da impotência, por ver o sofrimento e a dor do seu bebê e simplesmente não poder fazer nada. Só confiar. É bater papo com seu filho através da incubadora. E ter lágrima escorrendo pelo rosto todo dia por não poder sentir seu cheirinho e beijar seus cabelos. Mas, ser mãe de prematuro é superação, é ter história para contar. É entender de um monte de doenças e termos técnicos que ninguém nem imagina que existe. É contar o tempo de um jeito diferente. Idade cronológica e idade corrigida. É sair da UTI com festa e palmas. E deixar por lá amigos eternos e preciosos. Ser mãe de prematuro é ter medo do vento, da bronquiolite, do inverno, do hospital… de praticamente tudo. Toda mãe é um ser guerreiro por natureza. Mas, a Mãe de Prematuro, precisa ser guerreira em dobro. E isso nos difere e ao mesmo tempo nos iguala. Lutadoras, perseverantes, resilientes, frágeis a ponto de desabar a qualquer momento, mas com uma força absurda. Uma força que talvez venha de um útero vazio antes do tempo. Assim são as mães dos bebês que nascem antes…” (Autor Desconhecido)

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 15/05/2023
Reeditado em 01/07/2023
Código do texto: T7789026
Classificação de conteúdo: seguro