ESCADA DE JACÓ

Escada de Jacó é uma modalidade de cordel criada pelo poeta e fotógrafo profissional de São Paulo capital, Cairo Pereira e pelo poeta e professor, de Aparecida de Goiânia - Goiás, Natal Barros Castro, em 2018.

Regras: é um poema de forma fixa, como todo cordel, composto com no mínimo dez estrofes de dez versos heptassílabos (ou redondilha maior), ou seja, sete (7) sons poéticos, com rimas feitas em: abbaaccddc. Nesse estilo o poema tem um verso como mote, ou seja, o assunto, que pode estar no início (primeiro verso) ou final (último verso) do poema. Se o autor (ou autores) preferir (em). Assim, esse verso (mote) pode ir descendo a cada estrofe até ser o último, porém pode ser feito ao contrário, caso o autor tenha o desejo de terminar com o primeiro verso sendo o mote. Para o poema ficar com vinte estrofes o mote deverá descer até o último verso e subir, ou subir e depois descer. O assunto do poema tem por obrigatoriedade de ser bíblico.

Esse movimento de sobe e desce do mote que deu origem ao nome, Escada de Jacó, refere-se à escada que o patriarca Jacó viu em sonho: os anjos subiam e desciam, e ele pôs o nome daquele lugar de: Betel, que significa: a casa de Deus, a porta do céu (Gêneses 28.11-19), onde, posteriormente, seria o lugar de nascimento do senhor Jesus Cristo em uma manjedoura.

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 18/04/2021
Código do texto: T7234738
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.