Ler e entender poesia

Ler (ou fazer) poesia é entrar em estado de graça.

Por outro lado, o leitor/apreciador de poesia, é quase um adivinhador, ao “entrar” na alma do autor e ouvi-lo em seus textos poéticos.

Ler poesia (me desculpem a infeliz comparação), nunca será igual a receituário de bolo. Ou seja: pegue três xícaras de farinha de trigo, duas gemas de ovo, uma xícara de açúcar ...

Ler um texto poético, significa degustá-lo. Sabendo-se que o elemento emoção é primordial na poesia.

E lembrar que: cada formato poético, tem suas características, não só na forma, como também no ritmo e no estilo de leitura.

A Trova, o Soneto, o Haicai, o Terceto, o Quarteto, são formatos poéticos. Cada qual com suas características, espírito, métrica, rima, estilo e finalidade.

Prosa ou verso

Não será poema (verso), o texto que não contiver métrica, ou rima, ou ritmo.

Na melhor hipótese, se o texto contiver boas figuras poéticas e de linguagem, será prosa poética. Caso contrário, quando muito, um bom texto em prosa, quem sabe ...

Verso Alexandrino, redondilha menor, redondilha maior, decassílabo, dodecassílabo, são algumas métricas (medidas), da versificação das estrofes de um texto poético.

A métrica poética, que é a contagem das sílabas de um verso, finaliza na última sílaba tônica. Não confundir com a contagem silábica gramatical.

Ex.: “Batatinha quando nasce” – ba-ta-ti-nha-quan-do-nas(ce), sete sílabas poéticas. “Se esparrama pelo chão” – ses-pa-rra-ma-pe-lo-chão, sete sílabas poéticas, ou seja, redondilha maior.

Notar que a métrica (contagem das sílabas poéticas), é feita com base no som, na pronúncia, ou no sotaque, dos fonemas das palavras que compõem o verso. Observar o termo: Se esparrama (fala-se: sesparrama - elisão).

Estrofes

São conjuntos de versos, cujo objetivo é fazer as descrições, ou abordagens das situações e das imagens em sendo colocadas no texto poético. Outrossim, cada verso (linha) de cada estrofe de um poema, deve conter uma idéia completa, e todo o poema, como qualquer outro texto, deve dar a saber, ao leitor, do que trata, e logicamente, terá que ter início, meio e fim (nessa ordem).

Outra coisa: em cada verso uma idéia completa.

Linguagem poética ou linguagem descritiva/informativa

Meramente bem descrever um situação, ou bem contar uma estória, não significará poesia. Poesia é sensibilidade, espiritualidade, humanidade, elegância, riqueza gramatical e vocabular, e principalmente, nada de vulgaridade.

A poesia, necessariamente, não terá que ser sempre romântica. Poderá ser, triste, alegre, jocosa, política, satírica, etc. Ou seja, a poesia incorpora a integralidade dos sentimentos humanos.

Osiris Duarte