EVENTUAL É PROFESSOR?!

Quem não conhece um professor eventual?

A palavra "eventual" é adjetivo que atribuímos a: acontecimentos incertos, casual, fortuito ou acidental, segundo o dicionário Aurélio. Essa palavra tão casual foi dada àqueles professores que só lecionam se o titular da aula faltar. Até aí tudo bem, mas a partir do momento que ele é visto com olhares desprezíveis, pois são dignos como qualquer docente, e tamanha desconsideração é repugnante.

Não sei como esse profissional é conhecido em sua região, pois é sabido que pessoas de todo o Brasil tem acesso a essa crítica, talvez você os conheça como substituto, adjuntos, reserva, auxiliar ou até mesmo nem conheça por que nas aulas deles você cabulou, não é mesmo?!

Direciono esta mensagem a três pessoas: Estado, professores e alunos; e tenho certeza que em um deles você se enquadra ou já enquadrou-se. Pois quem nunca freqüentou uma sala de aula?

Uma certa vez uma mulher chega diante de Jesus e fala-lhe: Senhor, socorre-me! E o nosso Senhor respondeu a mulher que não era bom tirar o pão dos filhos e lança-los aos cachorrinhos. Ela contudo replicou a Jesus:”Sim, Senhor; porém os cachorrinhos” comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Isso está escrito no evangelho de Mateus, capítulo 15, versículos 26 ao 28. para alguns Jesus foi mau educado, porém nós, espiritualmente conseguimos entender. Somos filhos e não viveremos de migalhas.

Queridos, uma eventualidade/aula parece em muitas situações migalhas que caem de um banquete da qual você não faz parte, não é o Estado o anfitrião?. E o que falar seus colegas que insistem em de olhar como inconveniente, pois você a impede de ir mais cedo para casa para assistir ao episódio da novela ou jogo do campeonato .ou ainda aqueles alunos que o ignoram acreditando ser apenas um professor/estudante e que nem no dia 15 de outubro ele é lembrado.

Enfim, aos eventuais de todo o Brasil que são desvalorizados no seu dia a dia , saibam que tudo é um verdadeiro aprendizado e que no amanhã, quando andar pelos corredores da escola e um aluno vir correndo te chamando de professor, estando você como efetivo, nunca se esqueça dos dias em que não foi enxergado como professor, dos dias 15 de Outubro que você nunca ganhou um parabéns e procure falar o que Deus fez em sua vida profissional.

Deus é fiel e poderoso para realizar sonhos, de nos colocar em lugar de honra.