Poesia

A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.

Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).

A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia

É possível que a história da Poesia no Brasil comece com os Jesuítas, no primeiro século da colonização do Brasil (XVI); ou, mais exatamente, com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que escrevia versos à Virgem nas areias da praia (é o que se conta).

A poesia do Brasil se desenvolveu ao longo dos séculos, passando por várias escolas até chegar ao momento atual, o chamado de pós-modernismo, onde não temos mais regras únicas para a produção poética, e a mesma segue o estilo de cada autor.

Tipos de Poesias

a) Poesia Existencial

b) Poesia Lírica

c) Poesia Social

Poesia Existencial

Poesia cujos temas são grandes experiências da vida, como a angústia, a dúvida, a solidão, a velhice, a morte. No modernismo brasileiro, os poetas da chamada "geração de 1930" (Drummond, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes), oferecem em sua obra grandes exemplos desse tipo de poesia. Drummond, sobretudo, tematiza em poemas célebres o impasse existencial (E agora José?),a velhice (Dentaduras duplas e Versos à boca da noite, por exemplo), a dúvida e o desengano filosófico (A máquina do mundo, etc).

Poesia Lírica

Poesia centrada na primeira pessoa do discurso (o eu lírico, que não deve ser confundido com o poeta) e cuja expressão é marcada por subjetividade. Geralmente, mas não sempre, o conteúdo do poema lírico são emoções do sujeito (o eu lírico) expressas em forma musical (por isso o nome lírica, que na Antigüidade indicava o acompanhamento musical da lira). O poema lírico tende a ser breve como a canção e obedece a um ritmo assossiativo (conexão emocional dos sentidos e das imagens).

Poesia Social

Poesia que tematiza questões políticas e sociais. No Brasil, grandes exemplos são, no Romantismo, a poesia abolicionista de Castro Alves e, no Modernismo, os poemas de Carlos Drummond de Andrade escritos na altura da Segunda Guerra Mundial e publicados em seu livro A rosa do povo (1945).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_do_Brasil

Uma poesia expressa os mais íntimos sentimentos. Traduz momentos do mais sublime prazer. Versos bem detalhados podem dizer simplesmente tudo. A história do ser humano fica materializada eternamente numa singela e magnífica poesia.

Um grande amor, uma verdadeira amizade, acontecimentos cotidianos, vivências inalienáveis, tudo é dádiva do senhor quando transformado em versos únicos que seres de carne e osso escrevem com perfeição de sentimento. É colírio para os olhos de quem vê! É encanto que parece não ter fim! Rimas poéticas traduzem o íntimo da alma, fazem com que mensagens de coração fiquem para sempre gravadas na mente de quem tem a sabedoria de contemplar uma bem elaborada poesia!

Enfim, poesia é felicidade, é árco-íris, é estrela que incessantemente brilha. Poesia é doce benção de Deus!

Rodrigo Murad Vitoriano
Enviado por Rodrigo Murad Vitoriano em 17/03/2009
Reeditado em 11/05/2009
Código do texto: T1491219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.