ESTAS MAL FALADAS RIMAS
 
BUSCA POR UMA CLASSIFICAÇÃO COERENTE
 
As palavras rimam quando a última vogal acentuada, e tudo que a acompanha, tem sonoridade igual. O estudo da tipologia das rimas é complexo; a seguir, destacamos o mais relevante a esse respeito, na classificação, segundo a disposição, a natureza e o acento.
 
SEGUNDO A NATUREZA, as rimas classificam-se em consoantes; toantes; aliteradas; atenuadas; átonas; compostas ou em mosaico; consonânticas; encadeadas por gradação; equívocas; idênticas e ainda,  quebradas, partidas ou sináficas.
 
 
Consoantes: tem igualdade em todos os fonemas (ingênuos, depeno-os).
 
Toantes: apresentam igualdade apenas nas vogais tônicas; são as assonâncias (ovo, todo).
 
Aliteradas: reiteração de sons análogos ou idênticos no início, meio e no fim do verso.
 
Atenuadas: a similitude opera-se entre as vogais átonas finais (tédio, estádio).
 
Átonas:  a consonância acontece entre as vogais finais (pedra, resposta).
 
Compostas ou em mosaico (também chamada de opulenta): a consonância é estabelecida entre a sílaba final de uma palavra e a sílaba inicial da palavra seguinte. Foi muito usada por parnasianos e simbolistas.
 
Consonânticas: a analogia fônica se processa entre as consoantes finais, a partir da sílaba tônica (tédio, remédio).
 
Encadeadas por gradação:a consonância se opera entre palavras cognatas, dispostas em gradação (amar e malamar / amar, desamar, amar – Drummond).
 
Equívocas: quando a mesma palavra se repete com significados diferentes no final dos versos ou quando a homofonia se processa entre palavras opostas, dando origem a trocadilhos ou mal entendidos jocosos. (A aranha morde. / A graça arranha / E vale o gádio de Têmis / Logo se vê que não temes / Temístocles da Graça Aranha – M. Bandeira).
 
Idênticas: são aquelas entre vocábulos homônimos (considerada de mau gosto pelos teóricos).
 
Quebradas, partidas ou sináficas: quando ocorrem por meio do fracionamento de palavra finais (terminando o verso por hífen) e também no verso de cabo roto: (É uma das mais célebres histó-, / A que te fez prender, pobre Tomá-, / Porque todos te fazem degradá-, /  Que no nosso idioma é para Angó-. – Gregório de Matos).
 
 
CONFORME O ACENTO, as rimas classificam-se em masculinas, femininas, esdrúxulas, perfeitas e imperfeitas.
 
 
Femininas (agudas): são as rimas em palavras paroxítonas.
 
Masculinas (graves): são as rimas em palavras oxítonas.
 
Esdrúxulas ou proparoxítonas: e a que ocorre quando a consonância ocorre entre vocábulos acentuados na antepenúltima sílaba.
 
Surdas: ocorre quando as sílabas átonas são artificialmente acentuadas (som / com).
 
Perfeitas: quando a consonância é homogênea.
 
Imperfeitas ou insuficientes: diz-se daquelas cuja similitude fonética entre os vocábilos não é uniforme (ritmos / legítimos).
 
Visuais: mais rara, ocorre quando a semelhança entre as palavras é mais gráfica do que fonética.
 
SEGUNDO A DISPOSIÇÃO, as rimas são classificadas em: inicial, interna e final.
 
INICIAL é a rima que ocorre entre as primeiras tônicas dos versos de um poema; entre a última tônica de um verso e a primeira do seguinte.
 
INTERNA é a rima que ocorre no interior de um verso. Podem ser:
 
Leoninas: (o leão ter a força e a beleza no peito e na cauda) repetição da rima na cesura e no final do verso, isto é, no final dos dois hemistíquios.
 
Coroadas ou Iteradas:quando a última palavra de um verso rima com a primeira do verso seguinte ou com outra posição interna do mesmo.
 
Rimas em Eco: são consonâncias dentro do mesmo grupo fônico.
 
 
FINAL é a rima propriamente dita, ou seja a rima exercendo a função de marcar o final de verso. Geralmente indicadas pelas primeiras letras do alfabeto, são elas:
 
Alternadas ou cruzadas: ocorrem entre versos ímpares a pares alternadamente, em grupos de quatro versos (abab / abab).
 
Emparelhadas: aquelas que se sucedem num mesmo verso (aabb, ccdd).
 
Enlaçadas, opostas ou interpoladas: quando há um par entre dois versos que rimam entre si (abba / baab).
 
Encadeadas: quando uma das rimas se repete no verso seguinte, junto com outras duas (aba / bcb / cdc...)

Misturadas
: são dispostas arbitrariamente.
 
Seguidas, contínuas, unissonantes: todo o verso é construído com uma única rima.
 
Versos brancos ou versos soltos: são construídos sem rima.
 
 
CONFORME A QUALIDADE, as rimas classificam-se em pobres e ricas.
 
Pobres: entre palavras da mesma categoria gramatical.
 
Ricas: entre palavras de categorias gramaticais diferentes
 
Poema em versos livres é aquele que não segue padrões de métrica ou de rima.
 
 
 
DE ACORDO COM A DISPOSIÇÃO NAS ESTROFES, as rimas classificam-se em: repetidas, retardadas, remotas ou distanciadas, caudatas (codas), invertidas e singulares.
 
Repetidas: o esquema da primeira estrofe se repete nas demais (abcd, abcb, abcd, abcb)
 
Retardadas: o último verso de uma estrofe rima com o último verso da estrofe seguinte (abbc, deec).
 
Remotas ou distanciadas: quando se colocam, em meio a versos rimados, mais de dois outros versos, rimados ou não.
 
Caudatas: no caso em que, em seguida a versos longos, rimam-se versos menores (aab, ccb).
 
Invertidas: ocorre quando a sequência das homofonias é repetida em ordem inversa (abc, cba).
 
Singulares: quando nenhuma correspondência fonética ocorre no corpo da estrofe;  os versos de uma estrofe rimam com os de outra estrofe.
 
 
(foram citados exemplos apenas para casos dúbios ou menos conhecidos da maioria)