Sobre a importância da Leitura....

Entrevista dada para o jornalista Iuri do Caderno Tribos do Jornal de Piracicaba. As respostas foram dadas pelo que estudei, vi e vivi em sala de aula. (Ana Marly)

1. (JP) É possível extrair de um livro um trecho que represente ele como um todo?

O trecho extraído do livro é muito interessante para dar um panorama geral do desenvolvimento da obra, quase sempre um trecho mostra um ponto de vista sobre uma idéia contextualizada na obra, mas ele não revela a essência da obra, como um todo.

Se você lê um trecho interessante e instigante de uma publicação vai ficar interessado em ler a obra completa

Cito um exemplo de texto que me levou ainda no último ano do Ensino Fundamental, a querer saber, mais sobre a obra e o autor:

“Mas eu denuncio. Denuncio nossa fraqueza, denuncio o horror alucinante de morrer – e respondo a toda essa infâmia com exatamente isto que vai agora ficar escrito – e respondo a toda essa infâmia com alegria. Puríssima e levíssima alegria. A única salvação de um ser humano é a alegria.”

Assim, descobri que o nome do romance era muito sugestivo:

A Paixão Segundo G.H. O enredo do livro mostra uma mulher, identificada apenas pelas iniciais G.H., e que, depois de demitir a empregada e tentar limpar o quarto da mesma, relata a perda da individualidade, após ter esmagado uma barata na porta de um guarda-roupa. No dia seguinte, ela narra a própria impotência de descrever o episódio. A história vai se organizando em capítulos de seqüência sistemática, cada um começa com a mesma frase que serve de fechamento ao capítulo anterior. A interrupção, desse modo, é um elemento viril da continuidade, numa representação simbólica do que é a experiência de G.H.

Descobri, que o autor para o meu espanto era uma mulher nascida em 1920 em Tchetchelnik, Ucrânia, vinda para o Brasil ainda criança. Ela recebeu o nome de Haia Lispector (por iniciativa de seu pai, à exceção de Tânia- irmã, todos mudam de nome: o pai passa a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia — irmã, Elisa; e Haia,muda para Clarice Lispector, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América.

2.(JP) Dá para se interessar por um livro ou um autor vendo só um trecho? Qual a importância disso pra divulgação da literatura?

Quem ler um trecho de um livro pode se encantar ou não, com o desenvolvimento da sua história, a utilização de um trecho de um livro tende a prender mais a atenção, e, a despertar o interesse do leitor pela leitura da obra como um todo. Evidente que as editoras sempre buscam trechos, que possuam um atrativo ”a mais” para fisgar o leitor. Como professora de Literatura por muitos anos; comecei a observar as estratégias da indústria editorial, e de como ela dividiu-se por setores, com o fim de melhor atender públicos distintos.

Um exemplo do trabalho da editora em alavancar o interesse do leitor por um livro é a divulgação de um best seller : a editora planeja, contrata o autor que escreve, lança o livro com estrondo, e assim fatura alto com o livro. O leitor, precisa estar atento se o livro tão propagado nas listas dos “dez mais lidos da semana” vale a pena de fato ser lido e para isto acontecer à leitura de um trecho se faz necessário. Aqui um comentário: os leitores do best seller , a partir da leitura de alguns livros iniciais, de entretenimento, passem a sentir um apetite pela leitura pelos clássicos. Penso que a leitora de Crepúsculo pode ficar estimulada para ler um clássico como Romeu e Julieta. As aventuras de Harry Potter podem levar o leitor a ler clássicos como: As viagens de Gulliver de Jonatham Swift: O senhor dos anéis de J. R. Tolkien e tantos outros.

3. (JP)O que um bom trecho pode representar para alguém que aprecia a literatura?

Um bom trecho para um apreciador da literatura; é como ter nas mãos uma pepita de ouro, insatisfeito faz de tudo para encontrar a mina, e assim realizar o sonho da leitura plena.

4)(JP) Qual a diferença, por exemplo, de colocar um trecho do sarau no youtube e colocar num site como esse? (me refiro ao interesse das pessoas que vão ler)

A certeza de que as pessoas que procuram um site como: Enjoy my Books (Aproveite meus Livros) possuam um interesse maior pela leitura, e por conseqüência, buscam saber; o que está acontecendo na Literatura em outros lugares do mundo, além daquele em que está inserido (sua própria aldeia).

5)(JP) Você pode falar um pouco dessa questão das línguas também? Porque é um ponto interessante essa escolha deles do inglês para possibilitar uma interação do mundo todo, já que estão na internet.

A interação e socialização no mundo moderno, e, um melhor entendimento deste mundo, através da leitura de um livro em que ainda não foi feita a tradução, pode possibilitar um domínio maior de uma língua estrangeira, cito um exemplo real com alunos em sala de aula: antes mesmo de sair a tradução do Harry Potter e a Irmandade do Fênix (2003) para o português, vários alunos liam o livro em inglês, e consultavam o dicionário inglês-português nas palavras que por serem regionais (um exemplo: gírias) ou mesmo da mitologia nórdica não compreendiam muito bem.