Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                 BREVE DEFINIÇÃO DE LITERATURA

     Talvez a literatura seja facilmente definível,quando observamos a escrita em sí,aí percebemos que as palavras foram usadas de maneira bem mais incomum da escrita gramatical, e de forma bem diferente da nossa fala cotidiana , da nossa fala formal.
     Vamos também partir do princípio que literatura seja facilmente definível quando vem em forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.
     Há algo, porém, que diferencia das demais manifestações artísticas.A literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual se manifesta,tomar contato com um vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória sem que seja preciso vivê-las novamente.
     Podemos perceber o que todas essas definições de literatura trazem em comum, embora não possamos unifica-las em uma única.
     Note como é frequente estabelecer-se uma relação entre o que nela se encontra e o que chamamos de real. A literatura ora é vista como representação, ora como transfiguração da realidade. Por outro lado, não se pode defini-la de modo preciso, como verdade, pode-se ao menos, tentar conceituá-la.
     A palavra LITERATURA, etimologicamente falando, deriva da palavra latina LITERA,AE que significa '' letra do alfabeto, caráter da escrita''.
Logo, o termo latino LITERATURA,AE passou a designar , por extensão, '' CIÊNCIA RELATIVA ÀS LETRAS OU À ARTE DE ESCREVER''.
     Por tudo isto não podemos colocar literatura como verdade absoluta.
Mas uma arte...
     E uma arte gostosa de ser apreciada...



IMAGEM:www.educacion.es



SEBASTIÃO DE MELLO
Enviado por SEBASTIÃO DE MELLO em 10/09/2009
Reeditado em 01/05/2010
Código do texto: T1802767
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
SEBASTIÃO DE MELLO
Bonfinópolis de Minas - Minas Gerais - Brasil
380 textos (48583 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/06/17 09:34)
SEBASTIÃO DE MELLO