BREVE DEFINIÇÃO DE LITERATURA

     Talvez a literatura seja facilmente definível,quando observamos a escrita em sí,aí percebemos que as palavras foram usadas de maneira bem mais incomum da escrita gramatical, e de forma bem diferente da nossa fala cotidiana , da nossa fala formal.
     Vamos também partir do princípio que literatura seja facilmente definível quando vem em forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.
     Há algo, porém, que diferencia das demais manifestações artísticas.A literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual se manifesta,tomar contato com um vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória sem que seja preciso vivê-las novamente.
     Podemos perceber o que todas essas definições de literatura trazem em comum, embora não possamos unifica-las em uma única.
     Note como é frequente estabelecer-se uma relação entre o que nela se encontra e o que chamamos de real. A literatura ora é vista como representação, ora como transfiguração da realidade. Por outro lado, não se pode defini-la de modo preciso, como verdade, pode-se ao menos, tentar conceituá-la.
     A palavra LITERATURA, etimologicamente falando, deriva da palavra latina LITERA,AE que significa '' letra do alfabeto, caráter da escrita''.
Logo, o termo latino LITERATURA,AE passou a designar , por extensão, '' CIÊNCIA RELATIVA ÀS LETRAS OU À ARTE DE ESCREVER''.
     Por tudo isto não podemos colocar literatura como verdade absoluta.
Mas uma arte...
     E uma arte gostosa de ser apreciada...



IMAGEM:www.educacion.es