Como escrever textos
(Maria Tereza Serafini) -
Como si fa um tema in classe -
LIVRO



A capacidade de escrever bem pode ser considerada
uma técnica que nos ajuda a elaborar nossos pensamentos
nos aspectos descritivos, argumentativos ou narrativos.

A produção de idéias e a produção do texto pode ser
aprimorada com um estudo sistemático de textos de autores famosos e de artigos diários em  livros, jornais, revistas,
blogs e outras mídias na internet que afloram
em todas as partes.

Tive a oportunidade de participar de um curso
de pós-graduação nesta área,
na Univille (Universidade de Joinville - SC)
 com o apoio da UFSC - Universidade Federal
de Santa Catarina e uma das disciplinas
era a produção e elaboração de textos.

Como foi indicado o livro:
COMO ESCREVER TEXTOS de Maria Tereza Serafini,
recomendo aos amigos escritores deste Recanto das Letras
e de outros Cantos e Recantos para que analisem
com carinho e dedicação as "dicas"e informações
desta autora italiana que poderão ampliar
seus conhecimentos nesta área.

Boa sorte e bons e produtivos textos,
escritos por todos recantistas e apaixonados pela literatura!


 




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A italiana Maria Teresa Serafini, especialista em Linguística e professora do ensino médio mostra neste livro
um pouco da sua experência como educadora
demonstrando que o trabalho de produção textual
é questão de prática de estudo,
de vivência escrita e ativa na arte de contar histórias
e narrar fatos e acontecimentos.
 
A coerência e coesão são elementos constituintes
de qualquer redação.
 
Sua obra abrange dois pontos de vista diversos,
do aluno e do professor, provocando
a interação entre ambos e promovendo
a construção de um saber unitário e participativo.
 
Ao aluno é proposto que organize um plano
para sua composição, ordene suas idéias por meio de grupos associativos e mapas mentais, organize o texto
e faça uma revisão do conteúdo e da forma
para tornar o texto mais legível.

O professor, por sua vez, encarrega-se da correção
e da avalição das composições,
norteando o aluno com um título para a redação,
o qual fornece mais segurança ao aluno
e permite que seus pensamentos estejam direcionados
para apenas um foco descritivo.

Serafini destaca algumas características indispensáveis
a serem observadas no momento de escrever
uma redação como o destinatário, o objetivo do texto,
o gênero, o papel do redator, o objeto da redação,
o comprimento do texto e os critérios de avaliação.

Em contrapartida como trabalho de escrita reservado
ao aluno é destinado ao professor um papel de observação
atenta no momento de concepção
das idéias que serão a base da composição,
ou seja, no tempo que é dado ao aluno para
que trabalhe com as imagens e recordações
que utilizará no texto.

São estas idéias que muitas vezes, ou por falta
ou por excesso tornam tão dificil a criação de uma redação.
A autora ao incentivar a prática de uma boa escrita
conscientiza alunos, professores e a sociedade em geral
da necessidade da leitura, ainda mais para quem
trabalha com palavras.

Ao final do livro salienta a importância do resumo
na elaboração textual como uma prova real
da consistência textual.

Fonte:
http://pt.shvoong.com/books/483753-como-escrever-textos/
Beckhauser
Publicado no Recanto das Letras em 01/08/2010
Código do texto: T2411858