Curso Produção de Textos - Encontro 5

Olá, colega escritor.

Nossa aula de hoje é exatamente sobre nós.

"Encontro 5"

"Os sonhos se confundem com verdades. Todos os Sonhos do Mundo são verdades.Verdades pessoais. Verdades.

Viver, não mais que lutar - lutas são intensas.

Viver não mais que compor um blues - blues são intensos.

Viver, não mais que amar - nada mais é tão intenso.

Não chorem, homens marcados!

Que sonham, corações partidos?"

- Ed Borges.

Sem rima, sem métrica, o poeta contemporâneo surge num momento de transição. Talvez a mudança mais significativa na história da humanidade: A Revolução Tecnológica.

Mudamos definitivamente. Não conhecemos mais alguns limites do passado: nas distâncias, no tempo, na informação... Podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo, podemos nos comunicar com bilhões de pessoas em tempo real, podemos até conceber passar as férias em outro planeta. O Universo é nosso!

Ao menos, é o que parece...

Mas o que essa mudança global tem a ver com os "escritores"?

Muito. Tem muito a ver. A ver, a ouvir, a tocar... Tudo mudou.

Regras foram definitivamente abolidas. Mas o que mais atingiu os escritores foi a mudança mundial da concepção do que é "impossível".

Há cem anos, um escritor que criasse uma história em que seus personagens viajassem em um Ônibus Espacial, teria sua obra classificada como ficção científica. Contina sendo uma história "científica", mas deixou de ser uma ficção.

Hoje, se você noticiar que uma mulher foi teletransportada para Marte, muitos acreditarão. Mesmo sendo algo ainda longe de ser realizado, temos a sensação de que "será possível". É o quase-morte da ficção literária. A saga "Guerra nas Estrelas" acontecerá em breve... (rsrsrsr) E ninguém duvida!

Quando lemos uma ficção, a particularidade deste texto é nos remeter ao imponderável, a um mundo utópico com o qual sonharemos sempre, pois ele não virá. Este é o encantamento da ficção: transportar-nos para além da realidade.

Graças a Deus, a Ficção não sobrevive apenas das ciências, mas também da magia, do espiritual: mundos nos quais ainda podemos sonhar com o impossível. Não sabemos até quando.

Algumas consequências desta Revolução para nós, escritores:

1. Alteração do que Chamamos VEROSSIMILHANÇA:

Verossímil é a qualidade daquilo que parece verdadeiro, mesmo não sendo. Verrosímil é uma "realidade" em que tudo se encaixa.

Observe:

Em São Paulo, no dia 13 de maio de 1987, Maria saltou da janela do quinto andar do edifício onde morava com seus pais. Enfeitou suas asas com lantejoulas e voou até a escola onde cursava a quinta série.

Supondo que o texto iniciasse e terminasse como está descrito acima, teríamos um texto INVEROSSÍMIL. A realidade que o texto mostra é São Paulo, tempo atual... Não é "verossímil" uma menina com asas, voado para a escola.

Observe agora:

Em Karigan, no dia 13 de maio do ano 1560, cem anos do Condado do Esplendor da Magia, Manu saltou da janela do seu castelo, onde morava desde que fora salva dos Servidores da Cruz. Adornou suas asas com miçangas indianas e voou até a praça da cidade.

Agora temos um texto Verossímil, pois estabelece uma "realidade" em que todos os elementos se encaixam. Conseguimos "acreditar" numa menina mágica, num reino mágico, com asas mágicas.

A Verossimilhança é essencial a qualquer texto. É esta característica que faz com que o leitor "mergulhe" na obra, como se esquecesse o mundo em volta (real) e viajasse pelas páginas do livro. Muito parecido com quando assistimos a um filme e, de repente, estamos chorando, nos emocionando com algo que não é "real", mas, naquela fração de segundos, concebemos como se fora. É a magia da arte, que transforma um amontoado de palavras em algo vivo.

Hoje estamos vivendo o século das verossimilhanças, onde quase tudo é possível. Portanto, o escritor deve estar muito atento, pois corre o rico de, ao tentar dar verossimilhança à sua história, transformar seu texto numa enfadonha descrição do que já é óbvio.

Como Exercício, podem enviar textos ao meu e-mail e msn para serem comentados. (entendendoalinguaportuguesa@hotmail.com)

Vamos agora ver outra mudança, para nós escritores, consequente da Revolução Tecnológica.

2. Alteração da VELOCIDADE do ser humano.

Nossa velocidade mental e perceptiva mudou. O tempo parece escasso para tantas informações que odemos obter. Não temos tempo a perder. E os nossos leitores, antes de tudo, são seres humanos.

Nossos leitores lêem mais rápido, querem mais rápido. O escritor deve estar atento a este fenômeno.

Observe:

"Rei queimado morreu con amor

Em seus cantares, por Santa Maria

por una dona que gran bem queria

e por se meter por mais trovador

porque lh'ela non quis [o] benfazer

fez-s'el en seus cantares morrer

mas ressurgiu depois ao tercer dia!..."

- Pero Gargia Burgalés

Bem, do século XVI pra cá mudou muita coisa. Naquela época, naquele momento, este texto era oportuno, coerente com o ritmo de vida das pessoas. Hoje, enfadonho e quase ininteligível.

O escritor deve se perguntar: Não estou eu provocando essa mesma sensação em meus leitores?

Na arte tudo é permitido. Mas atente ao fato de que aquilo que é permitido, não necessariamente agrada. E nosso objetivo é agradar nosso leitor. Escrever é uma doação ao outro.

Hoje eu li numa página na Internet:

- Mas vc ñ vem hj?

- Ñ.

- Ok.

Parece estranho? Errado? Anti-Gramatical?

Eu respondo assim:

Minha avózinha, que faleceu recentemente aos 104 anos, me dizia: Vossa Mercê não gosta mais dos meus bolinhos?

(Ela dizia isso sempre que eu fazia cara feia ao comer os seus "deliciosos bolinhos".)

Eu pensava: "Vossa Mercê"? Eu falo "você".

Liberte-se escritor. Estamos fazendo arte.

Por enquanto, "vc", "hj" etc são "abreviaturas" da internet. Mas lembr-se de que "Abreviação" é um dos processos gramaticais de Formação das Palavras.

Pneumático - Pneu

Cinematógrafo - Cinema

Cinema - Cine

Valeu?

Vlw!

Sempre em direção ao futuro. Sempre atentos às transformações. Mutantes. Artistas, nós escritores precisamos nos livrar de preconceitos. Podemos escrever sonetos, podemos usar rimas preciosas, podemos sim usar versos alexandrinos. Podemos tudo. Todo o nosso passado é um legado. Temos também o presente e devemos fazer parte dele, pois invariavelmente fazemos, e devemos experimentar. Alguns de nós iremos ao futuro, costruiremos os alicerces de uma nova escola literária, pois estamos exatamente no meio de uma "REVOLUÇÃO", e pelo menos eu, quero fazer parte dela.

Volto para o encontro seguite trazendo um tema novo sobre a Construção de Textos.

Boas leituras.

Conheça o Método Lógica Gramatical Completo e Atualizado

Materiais e Treinamentos Online

Aulas melhor visualizáveis no Blog do Borges. Texto novo a cada semana!

https://www.cursointelectos.com/blogdoborges

Visite nosso site:

http://www.cursointelectos.com