Sobre Haikai e Poetrix

 

 
 
Quando estive em contato com Haikais e Poetrix, ainda desconhecendo bastante a teoria sobre ambos, confundi um com o outro e às vezes, ainda o faço. Por essa razão, e vendo que muitos outros colegas poetas amadores como eu também o fazem, decidi estudar e repassar informações, não com teor histórico de cada um, mas no teor estrutural e contextual poético que os aproximam e os diferem:
Assim baseado em estudos de teóricos, vários estudiosos os quais me antecedem, elaborei uma ligeira sítese, que talvez, ajude aos meus nobres colegas em sua construção poética e a mim mesma, sempre que houver dúvidas no tocante aos Haikais e aos Poetrix.

 

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Haikais (ou da forma aportuguesada Haicai):

*A construção poética clássica (de origem oriental, japonesa) não admite título.

 
*É um terceto.
Tem como estrutura fixa uma estrofe com dezessete sílabas métricas, distribuidas em três versos assim constituidos:
   1º - com 5 sílabas;
   2º - com 7 sílabas, e 
   3º - com 5 sílabas métricas.

* Faz referencia: a elementos da natureza, a eventos particulares (não generalizados), e ao tempo presente, não no passado.

Obs.: A forma moderna ocidental, segundo alguns autores, admite a utilização de título.

                Exemplo de um haikai:
 
                       1         2         3         4          5

         há/ fo/go/ na/ flor/         (5 sílabas  métricas)
  
                  1      2    3     4         5           6       7      

       ar/ti//cio/ na/ta/li/no      (7 sílabas métricas)
    
                          1        2         3         4         5

           cri/an/ça/ fe/liz/           (5 sílabas métricas)

                      (de Manis)


 
Analisando: não possui um título, a palavra - é verbo no tempo presente do indicativo, e o tema refere-se a um evento particularizado (cena natalina).

 

Poetrix (considerado, por alguns estudiosos, como um filho do Haikai):

 
* É um terceto - uma estrofe que admite-se no máximo trinta sílabas métricas em sua construção, distribuiddas em três versos, e título;
 
* Sua principal característica:
-ser minimalista (conciso).
       
 
* Outras características:
-polissemia (poli="muitos" e sema= "significados"; possibilidade de várias leituras);
- visibilidade (exploração de imagens);
-multiplicidade (expressões plurais);
-ser inusitado (causar "susto" no leitur, surpreender)
- e possuir originalidade.


Exemplo de um poetrix:

 
Título:       TUDO E QUASE NADA

Texto:       Transborda alado e colorido
                  Nas bordas quase floridas
                           De uma ilusão.
                          (de Nina Costa)


 
*Obs.: Nota-se que neste exemplo houve rima, mas não há necessariamente que haver (rimas são dispensáveis). Deve-se explorar bastante o título, que não entra na contagem das sílabas métricas e dá ao poeta uma gama de possibilidades...

**Obs.: Sílabas métricas ou poéticas são as sílabas que compoem os versos, que são contadas até a última sílaba tônica (forte) de cada verso. Não confundam sílabas métricas com sílabas gramaticais.


                                               
  Por enquanto é só!...

 
Irene Cristina dos Santos Costa - Nina costa, 01/03/2012

 

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 01/03/2012
Reeditado em 06/06/2022
Código do texto: T3529313
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