"O ERRO"

Errar, errar e errar, eis aí um caminho que engloba tristeza, arrependimento e ao mesmo tempo aprendizagem. A escola da vida é rica em experiências que envolvem variedades de pensamentos e atitudes. Muitas vezes esses pensamentos e atitudes, são equivocados e errados. Quando isso acontece, logo vamos constatar o erro em nossas vidas ou na vida do outro. O erro pode trazer simples ou graves conseqüências, o erro pode ser constante ou casual, a única coisa que o erro não pode conter é a persistência nele mesmo, ou seja, a repetição impensada do mesmo erro. A parte do aprendizado que engloba o erro nos faz pensar que apenas através do sofrimento poderemos aprender alguma coisa. Na verdade devido a nossa pouca compreensão de muitas coisas que envolvem sentimentos, pensamentos e atitudes, ainda nos encontramos num estágio de evolução onde o erro ainda é necessário para nos educar e nos tornar pessoas melhores.

Podemos observar que o erro nos leva a desenvolver qualidades nobres em nós. O perdão, o esquecimento, a tolerância e tantas outras. Chegar à conclusão íntima que houve um erro é assumir para si mesmo um momento de queda ou fracasso. Quando isso vem à tona, passamos sim por um momento de dor, de reflexão e de ressentimento conosco mesmo. Mas tudo isso faz parte do projeto de evolução e crescimento. Reconhecer este erro, trabalhar para adquirir e desenvolver forças para não praticá-lo novamente faz parte da vontade de mudar, de reformar a intimidade de todos nós.

Ninguém é bom o tempo todo e nem ruim. Todos nós se não já erramos gravemente, ainda estamos propensos ao erro. Por isso é imprescindível não fazermos apontamentos e nem pré-julgamentos. Apesar de alguns erros que a vida nos apresenta nos chocar profundamente, não devemos fazer parte da condenação alheia. O momento que identificamos tais procedimentos é necessário que tenhamos fé, complacência e tolerância. Errar faz parte do contexto da humanidade atual, o que não se deve fazer é permanecer no ato errôneo. Estender a mão, a palavra amiga e exercitar o perdão para o erro do outro e para o nosso próprio erro é dar uma chance ao nosso crescimento.

(todos os direitos reservados)

CONVITE: Assistam através do site WWW.tveducar.com.br às Seg, Ter, Quin e Sextas-feiras às 18h os Temas das minhas colunas em meu Programa de autoajuda “DE BEM COM A VIDA” na TV EDUCAR.

Vivi Romagnoli
Enviado por Vivi Romagnoli em 18/06/2012
Código do texto: T3730734