Poesia (T2457)

A poesia se difere unicamente do poema por um motivo básico, o poema é a forma concreta da técnica usada e a poesia é a alma que se insere naquilo que se escreve.

Então pode-se dizer que a poesia é o conteúdo de uma obra de arte, ela não é única da escrita, ela pertence a todas as formas de manifestação artística.

Tudo aquilo que nos remete ao belo traz um significado único que carrega em si aquilo que se denomina poesia. A poesia ela se insere e não é inserida, ela é natural da alma humana quando carregada de emoção, de sentimento puro, então ela, a poesia, vem de encontro com nossos sentimentos quando lemos, escutamos, apreciamos ou vemos uma imagem, tudo aquilo que nos aflora a percepção, que nos remete à reflexão, que nos toca profundamente, contem a poesia.

A obra de arte sem poesia não existe em si só, tem que ser algo que toca, isso sim é poesia, uma pintura sem poesia será apenas um borrão, os versos sem poesia será apenas palavras jogadas, uma música sem poesia será algo imperceptível, a poesia é a alma de qualquer manifestação artística.

O belo aqui é uma metáfora usada para definir um sentimento puro que vem com a poesia, algo espiritual, que vem do coração e que ao chegar até nós nos leva a tal grau de emoção que muitas vezes nos anestesia e nos faz chorar, uma cena num filme, um verso, um trecho de algum livro, uma música, qualquer que seja a manifestação artística sem poesia não será arte, não há corpo sem alma.

Alexandre Brussolo (03/02/2014)