UNIDADE E UNICIDADE...

OSSO DOS MEUS OSSOS, CARNE DA MINHA CARNE...

Essa expressão usada por Adão no momento em que viu a mulher, dá-nos a ideia de que entre o homem e a mulher existe algo divinamente formidável... a Bíblia diz que Deus viu que alguma coisa não era boa.

Até esse momento tudo o que Deus fazia era sempre muito bom, porém Deus contempla algo ruim e isso foi ver que o homem estava só...

Deus poderia ter dado um anjo para estar com o homem, poderia ordenar aos animais que ficassem sempre perto do homem, poderia visitar o homem mais vezes durante o dia, mas o que permitia Deus ver é que o homem estava numa situação desfavorável, não por falta de companhia, mas porque o homem estava incompleto, e isso era o que era ruim, um ser criado de forma incompleta.

Então Deus faz o homem dormir e cria a partir da sua costela, do seu lado, da sua carne – uma varoa – essa que, ao homem contemplar declara, “osso dos meus ossos, carne da minha carne”.

Adão poderia ter exclamado ao ver a mulher – meu encaixe, minha metade, parte do meu “eu”, minha unicidade.

A mulher não é só uma unidade com o homem mas, uma unicidade, pois uma unidade é duas coisas ou dois seres que se unem, entretanto a unicidade são duas coisas ou dois seres que se fundem e no casamento há uma fundição de sentimentos, pensamentos, propósitos, metas, planos, sonhos, corpos... Se o casamento for só uma unidade então estará incompleto, como estava Adão; não será um casamento, é apenas uma sociedade.

Mas na unidade do casamento deve haver a unicidade de dois seres, agora sim, unidos para se fundirem – fundição que levará a um entrosamento tão profundo que ambos serão carne da mesma carne, osso do mesmo osso...

Carne simboliza tudo o que é passageiro, o dia a dia, as questões terrenas, as circunstâncias, o rotineiro e etc...

Osso fala de algo duradouro, o amor, a fé, a esperança e principalmente daquilo que é espiritual, que transcende o terreno e chega aos limites do céu.

Quando estou numa unicidade espiritual com outrem, preservo a integridade da comunhão com esse alguém e com Deus, e isso me leva a pensar no que disse o sábio, quando escreveu que, o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Eclesiastes 4:12-

Para o casamento coexistir, isso é, dois existindo simultaneamente, ao mesmo tempo, no mesmo espaço, com os mesmos sentimentos, mesmas decisões, mesmos propósitos, mesma fé, mesma intensidade espiritual... é necessário existir a unicidade, essa fundição do ser e do ter.

Então existirá e coexistirá o que muitas vezes se pensa ter só nos contos de fada - “e viveram felizes para sempre” – pois a Bíblia menciona no Salmo 128.1 - "Bem-aventurado (mais do que feliz) aquele(a) que teme ao SENHOR e busca andar em seus caminhos" - realmente só a morte haverá de separar.

Nira de Andrade
Enviado por Nira de Andrade em 11/04/2016
Reeditado em 30/01/2023
Código do texto: T5601959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.