O INSUBSTITUÍVEL

Prólogo

“Durante a existência de todos nós muitas bobagens são ditas, escritas e, ao fim, isso resulta em consequências que seguem o mesmo norte, isto é, a incerteza do que seja ficção ou realidade.” – (Nota deste Autor).

MEU HETERÔNIMO EUGÊNIO

Eugênio é um cara legal: É pragmático, inteligente, resiliente, estudioso e, às vezes, quando escreve assume esse conhecido e aprovado ar professoral. Eu sou um ortônimo incorrigível. Costumo alterar os nomes das pessoas, inclusive o meu.

Não sei quando nem de onde surgiu essa ideia, mas de repente eu me surpreendi pensando, falando e escrevendo como se fosse outra pessoa. Pronto: Surgiu o heterônimo Eugênio, Fernando e tantos outros.

Muitos autores usaram o recurso da heteronímia. Brian O'Nolan, Kent Johnson, Romain Gary, Soren Kierkegaard, Daniel Handler e Stephen King. Longe de mim querer me comparar a esses monstros sagrados da literatura universal.

Um famoso escritor conhecido por nós brasileiros a fazer uso desse recurso (autores fictícios (ou pseudoautores) que possuem personalidade) foi o português Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido por Fernando Pessoa. Gosto desse parceiro e por isso criei o heterônimo Fernando em sua homenagem.

PALAVRAS DO EUGÊNIO

Mais cedo ou mais tarde eu partirei para não mais voltar a este mesmo plano material. Ah! Certamente alguém ocupará meu lugar para pensar, falar, escrever, aprender e ensinar igual ou melhor do que eu, mas eu sou insubstituível!

Cada pessoa tem um talento especial, uma forma de ser particular e, com isso, marca sua passagem por onde passa. Outro virá e tomará meu lugar, realizará minhas tarefas, aspergirá meu hálito citrino, lealdade e confiança; escreverá belos textos, fará discursos importantes, mas ninguém será igual a mim.

O meu, por mim indesejável substituto, poderá até se parecer comigo, ter o meu cheiro e sorriso, mas nunca será uma substituição perfeita porque essa outra pessoa tem valores, talentos e outra forma de ser... Daí ser diferente de mim.

O SER INSUBSTITUÍVEL

A verdade é simples: Cada um de nós, pela forma única de ser e onde está, com quem queira estar, é insubstituível. Eu, assim como todo ser humano sou uma criação Divina inigualável. Lembra-se do que um dia eu lhe ensinei? – Disse Eugênio para Fernando.

“Viva o que precisa ser vivido. Aproveite a saúde e juventude sem receios. Vença os medos e o ciúme! Trata-se, esse mal invisível, de um dos piores inimigos do progresso, do amor e da felicidade.” – Você gostou dessas palavras! Por isso hoje eu lhe faço um convite.

O CONVITE DO EUGÊNIO

Caríssimo Henrique, Eduardo, Fernando, Renato, George, Muniz, Pereira ou Wilson, o dia mais feliz da sua vida é hoje porque ao ler esse meu devaneio você perdeu seu medo de voar para vir ao meu encontro.

Volite sorrindo. Seu pensamento é sua força motor imensurável! Ao se encontrar comigo verá luzes que olhos humanos não enxergam, sentirá aromas apenas imaginados, o tempo para nossa felicidade, nesse encontro desejável, será insubstituível porque agora seremos eternos.

Sou seu amigo sincero e autêntico. Sou eu quem coloca um sorriso no seu rosto, contando uma piada curta, mesmo quando tudo o que você quer é se lamentar e chorar.

O VALOR DE UM AMIGO

Não se esqueça: Um amigo que compreende seu choro plangente, suas lágrimas insossas, é muito mais valioso do que aquele que só admira seus sorrisos.

São as palavras de um amigo sincero que nem sempre a gente quer ouvir, mas são exatamente essas palavras autênticas que a gente precisa escutar.

Algumas pessoas se sentem desconfortáveis frente à morte. Mas, creia, para o espírito é um momento belo e grandioso. Em mim você sempre via uma aura brilhante e que eu nunca consegui ou não quis enxergar. Tudo mudou e mudará para você também.

A vida é para ser desfrutada e não suportada com sacrifícios, provações sofridas, cruéis e não desejadas. Se existem mágoas e ressentimentos destrutivos da evolução espiritual. Liberte-se!

CONCLUSÃO

Trabalhe e progrida no campo material, mas não se esqueça de que o tempo é implacável e passa depressa.

O menino e adolescente de ontem hoje é um cidadão benquisto e saudável homem, mas depois de poucos anos você se transmudou. Agora você é um idoso irascível, impaciente, hipertenso, às vezes, mal-humorado e tendencioso ao abandono de si mesmo.

Por conta dessas verdades é bom buscar a felicidade envelhecendo com dignidade, procurando valorizar a comunicação e a sociabilidade sem economizar sorrisos para valorizar sua existência terrena.

O seu tempo acabou! Convido-o para vir ao meu encontro por saber que você já aproveitou cada momento de experiências, felicidades e frustrações nesse plano material pueril e sem futuro promissor.

Aqui, nessa profusão de luzes e cores, paz e harmonia celestial... Você verdadeiramente será insubstituível, mas com a vantagem de igual a mim, também será eterno.