VERDADES OU ILUSÕES?

Prólogo

Às vezes sinto que preciso me embriagar. Não com uísque, cachaça, conhaque, vinho ou outra droga. Não faço isso! Depois da ressaca, certamente emergiria a verdade para encobrir a ilusão.

Eu sei que é duro, talvez cruel o que eu vou escrever, mas sabendo que meus patrícios não gostam de se informar, de ler, não posso me calar, deixar de escrever ao vislumbrar tantas bestialidades em forma de ilusões. – (Nota deste Autor).

A ESCADA DE ESCHER É UMA ILUSÃO

Explicação oportuna: 'Escadaria Escheriana' ou em inglês 'Escherian staiwell' já se tornou um termo conhecido, devido ao grande sucesso do vídeo que intrigou o mundo. O 'efeito Escher' é um termo usado para se designar um tipo de ilusão de ótica que representa um ciclo infinito.

A vida, muitos defendem, não sou exceção, é um mistério e se assemelha à escada de Escher, pura ilusão. É verdade: Pessoas que dormem com ilusões surreais, em suas mentes nada criativas, raramente acordam com oportunidades reais.

Um suposto amigo e companheiro de trabalho, há muitos anos, me disse:

“Se eu ganhasse alguns milhões na megassena eu viajaria pelo mundo afora. Teria os melhores automóveis, motos, iates e mansões; faria festas monstruosas, e nessas tertúlias eu mandaria servir as melhores bebidas e comidas, e você seria meu convidado especial.”. – (sic).

Observação oportuna: Assim, devemos escrever: “megassena”. No entanto, como se trata de uma marca registrada, protegida pela lei de registro público, será praticamente impossível mudar a grafia, alterar a forma de como tantos outros escrevem. – (Nota deste Autor).

– Você sempre joga, faz apostas altas na megassena? – Nunca jogo. – Ele me respondeu com olhar bovino.

É fato: O álcool ou outras drogas, assim como o alto grau de miserabilidade enaltece a cupidez estribada na ilusão.

Meu suposto amigo de caserna era um miserável que acreditava em realizações quiméricas. Ele foi, já é falecido, um acomodado e visionário incorrigível.

EIS NO QUE EU ACREDITO

Acredito que a verdadeira felicidade está no conhecimento de si mesmo. Só assim você poderá abandonar (esquecer) as ilusões e superstições.

Enfim, aprender a não criar expectativas socioafetivas, a não alimentar ilusões surreais, é necessário para se poder ter sonhos coloridos que poderão ser realizados.

Sonhos sem metas, sem consistências, são apenas sonhos cinzentos, às vezes, pesadelos medonhos. As metas sem planejamento, sem inovação, são apenas ilusões sem fundação. São como águas rasas que não permitem navegação.

Planejamento sem disciplina, sem determinação, são como um celeiro abarrotado de frustrações que se transformarão em crudelíssimos ressentimentos.

AS ILUSÕES SOCIAIS

A sociedade é inevitavelmente iludida por seus desejos de felicidade, segurança jurídica e social, e que, por isso, se torna vítima fácil incapaz de esconder sua ilusão.

Ludibriados com promessas vãs, mentirosas, criando expectativas e ilusões... São esses inocentes úteis, pessoas ilibadas, nem todas, que estão sempre dispostas a fazer de uma desgraça uma virtude teologal.

CONCLUSÃO

Enfim, encerro este meu, talvez, incompreendido e pouco lido devaneio transcrevendo um trecho do livro "A vida sabe o que faz", de Zibia Gasparetto:

“O medo nos paralisa, limita, alimenta ilusões, fazendo-nos sofrer com coisas que nunca acontecerão. Ele é reflexo de situações difíceis vividas em outras vidas, cujas marcas ainda conservamos em nosso inconsciente.” – (sic).