APRENDER COM A SOLIDÃO

Prólogo

Quando você perceber a pessoa incrível que é, nunca mais temerá a solidão. Isso não é ser egoísta. Isso é conexão com seus pensamentos, dedicar-se às suas paixões, desacertos, e aprender mais sobre si mesmo(a). – (Nota deste Autor).

O TESOURO DA PRIVACIDADE

Momentos felizes se dão, quase todos, na intimidade, quando ninguém está de tocaia. Poderia citar alguns exemplos de felicidade, ocorridos comigo, depois de haver atravessado uma monstruosa tormenta no barco frágil da afetividade, complicações socioeconômicas ou incertezas profissionais.

Mas não farei isso. Poderia passar a ideia de eu ser um vitimista malsucedido, nesta provação benquista, e isso eu não sou.

Prefiro lembrar apenas a emoção provocada por uma música romântica ou uma frase bem urdida de um livro. Por razões obvias opto pela felicidade de uma cura por benevolência Divina e/ou a infelicidade aceita como uma pequena parte das ilusões da vida.

Escrevo essas lembranças por saber que ninguém é tão feliz quanto aquele que lida bem com suas limitações e precariedades. Com as poucas oportunidades. Com as rasteiras dos concorrentes quando temos por arma comprovada lealdade, respeito, honestidade, gratidão e boa-fé.

EMPATIA OCORRE NATURALMENTE

Não me custa lembrar uma verdade: A gente não faz amigas ou amigos... Reconhece-os não apenas pela ternura e consideração, mas principalmente pelos caracteres semelhantes aos nossos. Empatia ocorre naturalmente.

Na caserna, durante uma conversa informal, um companheiro de labuta disse: “Perca tudo o que tem, mas não perca a dignidade nem a fé. Assim saberá quem será o amigo verdadeiro e leal para lhe estender a mão”.

Notável verdade. “Os cães ladram, mas a caravana passa.” – Esse meu companheiro de caserna, igual a mim, hoje na reserva, repetiu o dito popular entredentes e quis dizer:

"não ligue para o que os outros dizem ou pensam", "vá em frente". – Esse apoio leal e gracioso nobilitou o meu progresso econômico e socioprofissional.

CONCLUSÃO

Concluo estes devaneios compartilhando um conselho que funciona de forma proficiente para quem me escutar e o utilizar:

É preciso valorizar cada dificuldade que você precisou enfrentar; elas fazem parte da vida que você escolheu por livre-arbítrio, e foram necessárias para que aprendesse a superar suas limitações e, cultuar com mais vigor as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade).

Aprender a gostar da solidão pode nos ajudar a conhecer melhor nossos pensamentos, sentimentos e desejos. Seja para recarregar as energias, refletir sobre a vida ou desfrutar de momentos de paz. Aprender a estar sozinho pode trazer muitos benefícios.

Estar sozinho não precisa ser uma experiência solitária. Abrace esta chance de autoconhecimento e crescimento. Faça igual a mim: Ouça uma boa música, leia um poema, escreva algo nem que seja para você mesma(o) ler e depois rir de sua bobagem literária.