Texto Original: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/111403

leituras em 26/06/2023: 1.453

Monet Carmo

Enviado por Monet Carmo em 13/02/2006

Reeditado em 21/05/2010

Código do texto: T111403

Classificação de conteúdo: seguro

Licença Creative CommonsEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Direitos autorais à Simone Teixeira do Carmo) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.

 

Plataforma ChatGPT - Reescreva o texto: Síndrome de Donjuanismo.

 

Homem x Mulher

Sexo x Amor

Conquista x Satisfação

 

"... Porque nenhuma mulher me interessa se não tiver um amante, um marido, um confessor, um Deus ou alguma dificuldade a qual pertença..."

 

(Don Juan de Marco),

Do escritor Tirso de Molina

 

Você já ouviu falar da Síndrome de Donjuanismo? Mas quem foi mesmo Don Juan? Criado pelo escritor Tirso de Molina em sua obra "El Burlador de Sevilla" em 1630, Don Juan de Marco foi um lendário sedutor espanhol que teve mais de mil mulheres e não conseguiu amar verdadeiramente nenhuma delas.

 

Ano de 2006, século XXI...

Você já encontrou uma pessoa encantadora, que parecia bom demais para ser verdade, e que fez você acreditar que estava vivendo um conto de fadas? E de repente, quando o conto de fadas se tornou realidade, aquela pessoa encantadora perdeu o interesse e desapareceu... Assim, do nada? Dias, meses e muita espera, e nada... E vem aquele aperto no peito e a famosa pergunta que não sai da cabeça: - Mas o que EU fiz de errado? Tudo parecia perfeito, onde eu errei para que tudo acabasse sem explicação num piscar de olhos?

 

Acredite ou não, existe algo chamado síndrome de Donjuanismo. Pessoas com esse perfil, na maioria das vezes, não agem por maldade, são apenas conquistadores impulsivos. Fazem você acreditar que está diante de um homem ou mulher sedutor(a), romântico(a) e sensível. Mas por trás dessa fachada, escondem o antigo instinto de desafio e conquista. São capazes de investir meses em um único coração (se é que podemos chamar assim), gastam em restaurantes, baladas, enviam e-mails carinhosos e fazem longas ligações, dão presentes e até organizam viagens a lugares paradisíacos, tudo para impressionar aquele coração desejado.

 

Assim que tudo parece perfeito, quando aquele coração já conquistado começa a acreditar em amor eterno, eles simplesmente desaparecem... Sem explicação... Sem adeus...

 

Um verdadeiro Don Juan não suporta ser rejeitado, e encara isso como um desafio para usar todas as suas armas de sedução e sentir o prazer da conquista apenas pela conquista. São pessoas extremamente curiosas, adoram desvendar mistérios e, quando colocam os olhos em você, você pode se sentir invadido(a), como se estivesse sendo analisado(a) como uma espécie rara. Será difícil saber se estão atraídos pela sua beleza ou intrigados com o mistério que decifraram em seu olhar. Adoram ter um enigma diante de si e podem passar muito tempo tentando decifrá-lo, apenas para abandonar quando o segredo é descoberto. Sua personalidade é baseada na quantidade e não na qualidade quando se trata de amores e conquistas. É por isso que muitas pessoas costumam admirar e gostar tanto dessas pessoas, na maioria das vezes são interessantes, bonitas, charmosas e muito sedutoras.

 

A Síndrome de Donjuanismo é descrita como uma personalidade que precisa seduzir o tempo todo, que aparentemente se apaixona pela pessoa mais difícil e, uma vez conquistada, a abandona. Pessoas com essas características são anarquistas do amor, considerando válidos quaisquer meios para conquistar, porém, os sentimentos das outras pessoas não são levados a sério. Alguns autores enfatizam que Don Juan quebra duas grandes regras da civilização ocidental: a lei da aliança e a lei da fidelidade.

 

De acordo com pesquisadores americanos liderados pelos psiquiatras Peter Lee e Michael Smith, os portadores da síndrome de Donjuanismo possuem um comportamento compulsivo devido a um desequilíbrio no cérebro. Eles teriam uma carência da substância chamada feniletilamina, que provoca as sensações.

Reescrito por Inteligência Artificial em Junho/2023.
Enviado por Monet Carmo em 26/06/2023
Código do texto: T7822740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.