O que é um conto minimalista

Hoje deparei-me com um texto publicado aqui no RL intitulado "Conto Minimalista". Nele a autora reclamava por não ter encontrado nos textos classificados como minimalistas pelos autores e publicados aqui mas que eram textos muito longos.

Infelizmente, isso acontece muito aqui no Recanto das Letras. Ou por desconhecimento ou por uma ideia equivocada, muitas pessoas, muitas mesmo, postam textos classificando-os como algo que não são. Eu escrevi no texto dela o seguinte comentário que usarei aqui para explicar o que estou desejando.

O conto minimalista, na verdade, não tem uma quantidade certa de caracteres mas, foi criado para ser usado nas mídias sociais, especialmente o Twitter que tem um limite de 280 caracteres. Então, o conto minimalista fica em torno dessa quantidade. O problema é´que as pessoas não respeitam. Ou não sabem. É como tem gente que escreve um poema de 10 versos, por exemplo, e diz que é um poetrix que só pode ter 3 versos.

Então, para quem não sabe, e deseja saber, todo conto para ser minimalista, deve ter uma quantidade de caracteres que fica perto de 280 caracteres. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos. Há concursos que exigem que os autores enviem contos com até 300 caracteres. E já houve concursos, que foi exigido dos autores no máximo 50 letras nos contos enviados. O famoso livro "O 100 menores contos brasileiros do século" publicado em 2004 pela Ateliê Editorial e organizado por Marcelino Freire, exigia isso.

Atualmente existem subclasses de contos minimalistas, que também não é uma classificação consolidada. São elas: miniconto, microconto e nanoconto, em ordem descrescente de tamanho. Miniconto é o maior deles e tende a ser assim classificado se o conto possuir entre 400 e 500 caracteres ou aproximadamente, 50 palavras. O microconto, por sua vez, é o que tem um tamanho intermediário entre os três. Geralmente é assim classificado o conto escrito com aproximadamente 300 caracteres, podendo ter até 150 caracteres. E finalmente, o nanoconto é aquele conto mínimo que possui menos de 150 caracteres em sua escrita.

Esta é uma definição totalmente arbitrária e sem nenhum fundamento lógico ou de pesquisa de conceitos. Tudo gira em torno de definições usadas para concursos que já ocorreram no Brasil.

Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 01/01/2024
Código do texto: T7966653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.