Em algum espectro temporal da poesia em toda a sua existência, houvera uma poética habitante do Soneto assim como incontáveis outras poéticas o habitavam — para diferenciá-la, nomeá-la-emos de Poehsia (pronuncia-se po-ê-zia). Poehsia viveu e perdurou por muitos séculos dentro dos quatorze versos, expressando-se em dois quartetos e dois tercetos, todavia, algo lhe soava incompleto. Essa ínfima incompletude que a perturbava, desvelou-se em uma tênue e dolorosa sensação de estranheza — a qual, mesmo que tão pequena, ascendia em Poehsia um amargurado e insuportável sofrimento.
 

Sempre imersa n’uma profunda e indefinida tristeza que lhe serenava o coração, Poehsia percebeu não pertencer mais ao recôndito do Soneto. Os versos de Poehsia, em perpétua melancolia, não se vinculavam mais com a métrica sonetista — se é que algum dia se vinculou. Não era mais possível para Poehsia prosseguir com esta ausência obscura de sentido, o adeus era necessário.
 

Por infortúnio ou bonança, Poehsia não teve sucesso em sua busca por um novo lar, vagou por muito tempo em outros formatos fixos e até mesmo se permitiu aventurar-se no voo da forma livre. Nada a completava… Poehsia decidiu, depois de tanta exaustão, criar seu próprio ninho para que nele pudesse descansar. Este ninho tornou-se o lugar em que ela poderia ser a si mesma, completar-se a si mesma e, principalmente, o espaço que comportaria o seu esmorecimento tão próprio. A este lar ela chamou de Sonura.
 

A Sonura carrega semelhanças e influências do Soneto, no entanto, tem a essência e a forma únicas que pertencem à alma de Poehsia. É uma forma fixa de poesia, no entanto, ainda está em construção, portanto, pode ter modificações no futuro. Até este momento, temos um poema com quinze versos, duas primeiras estrofes são quartetos (quatro versos), logo em seguida temos um terceto (estrofe de três versos) e, para finalizar, mais um quarteto. Eis a forma em sua completude:
 

Quarteto 1º
Perpé²tuo Lacrimar⁶, a solinu¹⁰ra (A: ura)
É pá²ramo de véus⁶ na cor marfim¹⁰; (B: im)
Ouvin²do estás, meu cân⁶tico-tristu¹⁰ra, (A: ura)
Enquan²to a lira tan⁶ge em silencim¹⁰? (B: im)

Quarteto 2º
Tu qu’i²nda no sonhar⁶ do meu lamen¹⁰to (C: ento)
Perdu²ras tão sombrí⁶fero e arden¹⁰te… (D: ente)
Ó… vas²to e quebradi⁶ço, ao léu do ven¹⁰to, (C: ento)
Orva²lhas-me o conten⁶to remanen¹⁰te… (D: ente)

Terceto único
Est’a²lma é nós — condoí⁶da imensidão¹⁰! (E: ão)
Pere²ne Lacrimar⁶, és meu amásio¹⁰, (F: ázio)
Condu²zes desalen⁶to em algodão¹⁰, (E: ão)

Quarteto 3º
Vislum²bras por cristais⁶ o teu copázio¹⁰ (F: ázio)
Que tan²to já transbor⁶da do manar¹⁰ (G: ar)
Que é no²sso, vês, a pé⁶rola a brotar¹⁰? (G: ar)
Peque²na, orbicular⁶, gema-calázio¹⁰. (F: ázio)
 

Esquema rítmico: decassílabo heroico, tônicas obrigatórias: 2ª, 6ª e 10ª. Escrever Sonuras requer uma poética bastante triste, lhana, melancólica. Poesias de angústia, aflição e tormento também coincidem com o formato, assim como os versos de amor lânguido ou de horror/terror consternado. A introspecção é inestimável para escrever Sonuras, pois questionamentos existenciais são precisos para construir a imersão que somente uma Sonura proporciona.


O que não combina com a Sonura: Assuntos políticos, triviais ou cotidianos; temas cheios de alegria, comédia, sátiras, ironias, sarcasmos; versos simples — sim, a Sonura pede lapidação intensa; poucos detalhes expressivos, ausência de tristeza. O que mais combina com a Sonura? A fantasia, a idealização, o romantismo, o amor cortês, a espiritualidade, o sobrenatural, o sombrio, o soturno e o oculto. Por que escrever uma Sonura? As Sonuras nos chamam, apenas isso, é preciso senti-la se aproximando e ouvi-la te chamar. É algo bem íntimo para almas cheias de suavinura.

Sara Melissa de Azevedo
Enviado por Sara Melissa de Azevedo em 23/02/2024
Código do texto: T8004940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.