Do Poema e da Prosa

Poema e poesia são duas coisas distintas. A poesia pode aparecer tanto em um poema (como de costume) ou em uma prosa. Isso gera uma dúvida entre os escritores quando vão escrever um texto. Qual caminho seguir? O poema ou a prosa?

A forma do poema é simples, é vertical. Formado basicamente por orações curtas e de sentido completo em cada verso, linha, mas com o efeito do enjanbment, encavalgamento, pode-se desestruturar essa forma podendo o verso ter seu sentido completado por outro. Na forma fixa, os versos tendem a ser rimados e metrificados para uma composição uniforme, mas na forma livre tendem a ser heterogêneos. O poema é por muito usado como a forma da poesia, porém pode-se encontrar textos não-poéticos em forma de poema, o que é raro. A forma do poema é direcionada a poesia, por suas característica de ser pequeno e direto, além do ritmo.

A forma da prosa é complexa, é horizontal. Formada por frases ora extensas, ora curtas, de várias orações em cada uma. É uma forma narrativa, contínua, onde as idéias se seguem descrevendo um desenvolvimento lógico. É ideal para narrações e dissertações, mas como tudo é passível de outros elementos. Pode o escritor usar da prosa, mas rompendo com essa seqüência lógica natural presente nela. Ainda assim o escritor não poderá retirar da prosa seu aspecto corrido.

Quando um escritor opta por uma forma ou por outra, ele não pode deixar de ter a idéia de linguagem da cabeça. A forma prosa ou o poema será parte essencial de sua mensagem e depende de seu objetivo com ela a escolha entre as duas. Se direcionando uma mensagem simples, ainda que complexa em filosofia, ou se uma forma direta ou ainda ritmada, é melhor opção o poema. Se direcionando uma complexa ou uma contínua, sem intervalos entre as idéias e sem ritmo, que pode desconcentrar a leitura, sugere-se a prosa.