CRIMES E PROBLEMAS!... INSANÁVEIS?

Nós somos um bando de incapazes de sanearmos os nossos problemas mais corriqueiros, em razão de estarmos sendo dirigidos, por uma maioria, de venais e, corruptíveis dirigentes! Inclusive, Religiosos, Policiais, Políticos, Leis inconseqüentes e, arcaicas!

Os nossos problemas, de muito, deixaram de serem questões a resolver ou dúvidas, para: Provável e/ou, Incerto! Mascarados, assim, como Injusto, desonrado e, desonesto, portanto, não Probos!

Sei do meu atrevimento ao culpar alguns Chefes, todavia, se é Chefe ou Superior, tem que ser probo à partir da punição aos seus subordinados que estão, dolosamente, praticando atos desonestos e, até criminosos, contra Todos, inclusive, os seus superiores!

Sei que existem exceções confirmando a regra, porém, de umas décadas para cá, às exceções estão diminuindo dia-a-dia, exatamente, pelos maus exemplos expostos e, não punidos!

Apesar de ser um Escrivão aposentado, posso ser punido disciplinarmente, por esse meu desabafo, mas, para me punirem, terão que “vestir a carapuça” provando que estou errado!

Falar é fácil! Até alguns animais o fazem, todavia, Dizer! É preciso ter conteúdo! Por isso, vou comentar, em tópicos, algumas dessas “Pedras de tropeço” que nos dificultam a solução dos nossos problemas, a saber:

—O Código Penal brasileiro é da “Era Vargas”, portanto, anterior às viagens estelares, aviões a jato etc.

—Inúmeros Códigos, Leis Orgânicas, Decretos, etc. com uns acumulando outros a favor dos acusados. Bastaria, tão somente, um Código Penal e um Civil englobando os excedentes, inclusive, o Militar.

—Se um infrator de menor idade pode apanhar e, empunhar uma Arma de fogo, branca ou, instrumentos perfuro cortante diversos (Facão, Foice, Estilete, Pau etc.) e... Matar ou, Ferir! Se, condenado, deveria ir para a Cadeia ou Penitenciária! Observação: Os criminosos adultos usam os menores para praticarem crimes para Eles.

—Todo Criminoso, de qualquer categoria, precisa de uma Platéia para a sua jactância criminosa! Por qual razão não os isolar, a partir das Escolas e Faculdades, com aulas a respeito, de forma que, nenhuma pessoa honesta perambule com os marginais e, nem os cumprimentem! Isolados pelos honestos, Eles, só se agrupariam com os iguais e, assim, só haveria desentendimentos entre Eles, com, cada um, querendo suplantar o outro na prática dos seus desatinos criminosos.

—Fórum de Comarcas e Delegacias de Polícia, deveriam receber qualquer denúncia, queixa e reclame etc., todavia, não encaminhando o solicitante para quem possa resolver o seu pedido, o fazendo percorrer até por muitos quilômetros, é desumano e, inconseqüente.

—Excessos de Instâncias da Justiça, onde, um Condenado numa Delas, pode ser absolvido na que recorrer! Com isso, desmoralizando o Juiz que efetuou a condenação, no primeiro julgamento.

—Prisões especiais para crimes comuns, com isso, beneficiando, exatamente, quem não deveria cometer crimes e/ou, desconhecer a sua prática delituosa.

—Excessos de Superiores, em várias repartições, com o serviço sendo efetuado pelos auxiliares ou subordinados e, Eles, praticamente, só assinando! Exemplos: Acúmulos de Oficiais superiores e Intermediários, Delegados de Polícia, Políticos do Senado, Câmaras dos deputados e Vereadores. Numa Delegacia de Polícia, o Delegado recebe as partes e boletins de ocorrências, os transferindo para os Cartórios, Perícia e Inspetoria de Detetives, e, no retorno, só assinam o trabalho efetuado, fazendo relatórios, quando o fazem! No Fórum, os Juízes nem conversam com as partes. Não vejo oficiais superiores e intermediários efetuando o policiamento ostensivo.

—Jogos de azar, como o “Bingo”, proibidos por Lei, são vistos em vários lugares, ocupando, inclusive, as calçadas e ruas fronteiriças, ao lado das entradas abertas ao público, onde, menores são vistos jogando e, até, vendem drogas, com Policiais e suas viaturas passando direto, sem intervir.

Vou parar por aqui mesmo, com receio de ir parar nos noticiários como delator!

Sebastião Antônio Baracho.

conanbaracho@uol.com.br