MOMENTO JURÍDICO Energia e o Meio Ambiente
ENERGIA
Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores, e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica.

 A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos.

A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.

Estatísticas mostram que as pessoas de um modo geral, desperdiçam ou nao utilizam corretamente a energia. O desperdíccio, gera contas  altas de energia, e estragos ao meio ambiente.

Algumas dicas poderão ajudar , para uma disciplina ao utilizar a energia que recebemos em casa, nos escritórios, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, entre outros.

1.    
Desligue as luzes dos ambientes vazios, evite o desperdício de energia.

2.    
Procure utilizar a luz natural nos ambientes. Você economiza energia elétrica e torna o local mais  agradável.

3.    
Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso e evite o desperdício de energia.

4.    
Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Você verá a diferença já na próxima conta de luz.

5.    
Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em “stand by”, gastam bastante energia.

6.    
Ligue o ar condicionado somente quando necessário. Se for usar o aparelho, programe-o para 25º C, uma temperatura agradável. Assim, você gasta menos energia e poupa o seu bolso e o meio ambiente.

7.    
Verifique sempre se os filtros do aparelho de ar condicionados estão limpos. Faz bem à sua saúde, o aparelho trabalha de forma mais eficiente e economiza energia elétrica.

8.     Evite tomar banho entre 18h e 20h30 se utilizar chuveiro elétrico. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos. Esse hábito torna necessária a construção de mais usinas elétricas.

9.    Evite utilizar o chuveiro elétrico na opção inverno, pois o consumo de energia é muito maior.

10. 
Quando comprar eletrodomésticos, prefira aparelhos com o selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia.

11. Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita o desperdício de energia elétrica.

12. 
Evite colocar alimentos quentes na geladeira, quando isso acontece, o refrigerador gasta mais energia elétrica.

13. Tome banhos rápidos. Você economiza água e energia.

14. 
Desligue o chuveiro ao se ensaboar e passar xampu. Ajuda a economizar água e energia.

15. Procure utilizar as escadas em vez do elevador. Você economiza energia e gasta calorias.

16. 
Retire o carregador de celular da parede quando não usado. Ele continua consumindo energia só por estar ligado na tomada.

17. 
Dê preferência sempre à energia solar, que é limpa e eficiente, para aquecer a água de casa. A economia que você terá em sua conta de luz cobre o custo da instalação do equipamento em até três anos.

Economia diante de crises econômicas também ajuda a manter o planeta sempre bom para vivermos bem.

 
Este artigo está protegido pelo Direito Intelectual, na forma da Lei
Poderá ser transcrito desde que citada a fonte, bem como o nome da autora

Informo aos leitores que continuarei usando em meus textos a ortografia antiga até 2010. A nova ortografia entrou em vigor no Brasil no dia 1º de janeiro de 2009, mas a ortografia antiga continuará válida até o dia 31 de dezembro de 2012. Os livros escolares distribuídos pelo Ministério da Educação poderão usar uma ortografia ou outra em 2009, mas em 2010 deverão estar adequados ao acordo ortográfico.


 

Valéria Reani
Enviado por Valéria Reani em 06/07/2009
Reeditado em 16/07/2009
Código do texto: T1684949
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.