Governo Civil por Maquiavel comparado com o contemporâneo Estado Brasileiro.

Podemos ver claramente no capitulo IX de O príncipe de autoria de Maquiavel que por ser um chanceler e secretario da Republica tinha muitas responsabilidades, em conseqüência do termino da Republica foi destituído de seu cargo, aproveitando para expor as formas de governo dando conselhos e ensinando tanto Príncipes como Súditos.

No capitulo IX Maquiavel fala a respeito do Estado de Governo Civil, que é formado por pessoas que cairão nas graças de um povo, não por violência ou criminalidade que conseguirão chegar ao poder, um Estado Democrático só pode ser fundado e bem sucedido se tiver o apoio de um povo. Com a formação do Estado democrático o povo tem apenas uma vontade, de se substituir a opressão sofrida por parte dos nobres e realeza pela liberdade de escolhas etc.

Maquiavel também diz que é importante para o soberano deixar cada vez mais o povo dependente do Estado para que se evitem rebeliões, a e degradação do poder soberano do Estado, é o que acontece quando um povo vê as promessas daquele que se elegeu não se cumpre. Vemos que o Presidente Lula vem tentando fazer isso através do bolsa família, fome zero, etc., mas a corrupção também se instalou nesses programas.

E a grande preocupação de que Maquiavel demonstra é com a corrupção, surgida na Itália, por esse motivo que levou o Príncipe atual na época perder seu trono para outro. Quando um príncipe deixa de ter o apoio de seus súditos passa a estar mais sucessível as ameaças de que outro com propostas mais atraentes ganhar os constituintes daquele Estado.

Hoje o nosso País é regido pelo regime democrático onde o constituinte tem o poder tanto para eleger um soberano como para destituir-lo dele, com o surgimento da democracia e o termino da monarquia a corrupção vem se desenvolvendo cada vez mais em todas as áreas dos três poderes, para que isso não ocorra o Presidente teria que ter certas ações onde o povo se sentisse mais seguro onde vive.

Pois quando se elege um governante o povo somente quer proteção de seus direito e Estado para que possa de maneira adequada sobreviver nele.

Vemos hoje, assim como nos tempos de Maquiavel que os partidos se aliavam com os que podiam financiar suas campanhas em troca de benefícios concedidos ilegalmente, ou seja, tiram dos pobres para enriquecer os tiranos corruptos instalados no governo.

No capitulo XV Maquiavel diz nem o príncipe e nem os povos são perfeitos não há ninguém que seja bom de mais, ele faz um breve comentário sobre isso, dizendo que a bondade em exagero pode ser a desgraça de seu reinado, podemos vê isso acontecer o Presidente Lula no Brasil, onde apostou em seus companheiros de décadas, colocando-os como ministros e assessores, e o que aconteceu? Uma tragédia, pois não foram leais ao Presidente e tão pouco usarão de bondade para com ele, antes foi traído por quem não esperava.

Capitulo XXII Maquiavel fala sobre os Ministros, que o bom Príncipe é conhecido pelos bons Ministros que escolhe baseado nesse pensamento de Maquiavel podemos dizer que o nosso Presidente foi infeliz nessa escolha, ou seja, partidos aliados se traem, como dito antes, os companheiros de Lula o trairão, os Ministros podem ser parte da glória obtida pelo Presidente ou parte da vergonha do Presidente segunda Maquiavel,

Perante o que Maquiavel diz e as atuais circunstâncias do nosso governo pode ser analisado que o Presidente Lula é incapaz por não saber escolher seus Ministros

Por fim é preciso ser fundar ou reformar toda a Republica para se ter um Pais menos corrupto e menos desigual.