Lendo um livro de cunho psicológico e jurídico, percebemos o quanto uma informação infundada pode vir a prejudicar todo um processo.

No âmbito jurídico, trabalhamos com informações fundamentadas, onde, em certo tempo, ou melhor, no momento oportuno, deverão ser provadas, esclarecidas, elucidadas.

No campo do judiciário, podemos conceituar que não lidamos com suposições, mas sim com o fato concreto, real. Nada de 'imaginar' algo e achar que sua verdade é absoluta e incontestável.

Dessa forma, é mister fazer uso de uma triagem no que se está ouvindo, um filtro no que se está escutando, pois muitas vezes, no decorrer do nosso labor, nos depararemos com situações assim.

Uma parte interessada aciona o Poder Judiciário com uma pretensão mal fundamentada, no entanto,  quando vamos averiguar os reais fatos, constatamos que a fundamentação não procede.
Estes fatores (não fundamentação ou fundamentação inverídica), contribuem por congestionar mais e mais o judiciário, pois uma ação improcedente, fundamentada incorretamente ou mesmo com a ausência de uma fundamentação plausível, faz haver mais morosidade e congestionamento nas querelas realmente procedentes e sustentáveis.

É recomendável, que o operador do Direito seja um bom leitor, observador e ouvinte, pois constatamos que mesmo algumas fundamentações à primeira vista corretas, podem estar travestidas de uma inverdade. Daí a necessidade de atenção e cautela em ler, investigar e assistir a uma causa.
Sempre afirmamos que pedir é facil. Difícil é a causa pedida ser prontamente atendida.
Quando vamos analisar os fatos nos detalhes, nos seus pormenores,  percebemos, nos escopos, que poderá haver uma lacuna aqui, outra acolá. Estas imprecisões podem contrariar a ordenança do justo juízo, pois pode passar despercebido um detalhe que fará uma grande diferença do cômputo geral do desenvolver do processo.

Observar os detalhes é primordial na carreira de um operador do Direito, pois os detalhes revelam muitas coisas.
Dizem que uma vírgula muda uma história, e isto é a mais refinada verdade.
Estajamos, portanto, atentos aos detalhes de cada processo apreciado, redijamos textos claros e coesos, e, dessa forma, fundamentaremos nossos pleitos e/ou decisões de forma ajustada e compreensiva.